Curso de Administração da Uece comemora cinquenta anos

5 de setembro de 2011 - 18:06

Da Secitece, com informações da Assessoria de Comunicação da Uece

O curso de Administração da Universidade Estadual do Ceará está completando cinquenta anos. Para comemorar a data, nos dias 5 e 6 de setembro, professores, estudantes, ex-alunos e convidados participarão de atividades como apresentações musicais, homenagens e palestras.

História do curso de Administração da Uece

Fundada pelo Instituto Cearense de Administração, em 15 de Junho de 1957, por iniciativa de um grupo de intelectuais, a Escola de Administração do Ceará teve como modelo a Escola de Administração do Estado de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas.

Dentre esses intelectuais destacam-se: Aluísio Cavalcante, Francisco de Assis Arruda Furtado, Mozart Soriano Aderaldo Farias, Antonio Filgueiras Lima, João Clímaco Bezerra, José Parsifal Barroso, Liberato Moacir de Aguiar, Paulo Bonavides, Plácido Aderaldo Castelo, Raimundo Girão Barroso, Vicente Ferrer Augusto Lima.

Embora criada em 1957, sob a égide privada, iniciou suas atividades somente em 1961, com a primeira turma do Curso de Administração Pública, com a finalidade de formar administradores públicos. Com a ampliação do Parque Industrial do Ceará, a EAC sentiu a necessidade de formar também administradores de empresas para atender a demandas do novo mercado e criou o Curso de Administração de Empresas, que foi implantado em 1964.

Em decorrência da expansão e renovação do seu quadro acadêmico, bem como da performance do seu corpo docente, o Curso de Administração, na década de 1960, chegou a ser classificado como o terceiro melhor curso da área no Brasil.

A EAC foi incorporada a Universidade Estadual do Ceará – Uece em 1975, passando a denominar-se Curso de Administração, unidade integrante do Centro de Estudos Sociais Aplicados – CESA.

Em 1983, com o intuito de fortalecer as linhas de conhecimento na área de administração, foi criado o Curso de Pós-Graduação em Administração Lato Sensu, com especialização em Gerencia Geral. A partir de então os cursos de pós-graduação foram diversificados abrangendo vários campos da administração.

Em 1991 a UECE implantou o Curso de Mestrado Acadêmico em Administração, com ênfase na pequena e média empresa.

Com o avanço da tecnologia e a necessidade de expansão do ensino superior, a UECE em 2007, em convênio com a Universidade Corporativa do Banco do Brasil, seu primeiro curso de Administração à distância e em 2010 criou o Curso de Bacharelado em Administração Pública à Distância, integrado a Universidade Aberta do Brasil – UAB, do MEC.

A programação completa das comemorações está disponível no endereço http://www.uece.br/uece/dmdocuments/programacao_50anos.pdf