63ª Reunião Anual da SBPC deve receber 20 mil pessoas até sexta-feira

11 de julho de 2011 - 17:06

Programação teve início ontem, em Goiânia. Cerimônia de abertura contou com a presença do ministro de Ciência e Tecnologia, Aloísio Mercadante.
63ª Reunião Anual da SBPC deve receber 20 mil pessoas até sexta-feira

Abertura 63ª SBPC

Começou ontem (10), em Goiânia, a programação da 63ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). A cerimônia de abertura contou com a presença de pesquisadores, estudantes e autoridades políticas, incluindo o ministro da pasta de Ciência e Tecnologia, Aloísio Mercadante. Cerca de vinte mil pessoas devem passar pelo Campus Samambaia da Universidade Federal de Goiás, até a próxima sexta-feira (15), quando termina o encontro.

Em seu discurso, Mercadante, relembrou a história de luta da sociedade durante a ditadura militar e destacou pontos relevantes para o desenvolvimento do país, como o projeto de lei que tramita no Congresso Nacional, que prevê a distribuição de royalties do petróleo. A proposta visa garantir que esses recursos sejam utilizados para a promoção da ciência, tecnologia e inovação. “Precisamos preparar a sociedade para o conhecimento. Dessa forma, entendemos que a C,T&I são fundamentais para o desenvolvimento do país”, ressaltou o ministro.

Mercadante também mencionou a criação do “Programa Ciência Sem Fronteira”, que pretende dar a jovens brasileiros talentosos, a oportunidade de estudarem em grandes universidades estrangeiras.“Serão 75 mil estudantes no exterior em um prazo de quatro anos.Garantiremos os melhores do Brasil nas melhores universidades do exterior. Eles receberão bolsas sanduíche e voltarão ao país para concluírem seus estudos”, explicou.

A programação da 63ª Reunião Anual da SBPC, que inclui mesas-redondas, conferências, mini-cursos e exposições de trabalhos científicos, prossegue até sexta-feira.