Biominas Brasil e Sebrae selecionam projetos inovadores em Biotecnologia

18 de abril de 2011 - 18:54

A Biominas Brasil e o Sebrae lançaram edital para identificação e seleção de projetos inovadores desenvolvidos por pesquisadores na área de biotecnologia. Os projetos selecionados poderão ser contemplados com análises de viabilidade, valoração da tecnologia, plano de negócio e apresentação a potenciais investidores e parceiros estratégicos. Pesquisadores de todo o País podem se inscrever até o dia 10 de junho.Para participar, os interessados devem acessar o edital e preencher o formulário eletrônico, ambos disponíveis no site www.biominas.org.br/searchsebrae

O edital é a primeira etapa do Programa Search, que objetiva transformar descobertas científicas em inovações, atuando de forma eficaz na transferência de tecnologias e na geração de novas empresas. O Programa tem dois pilares básicos: análise de projetos e desenvolvimento de planos de negócios. Em sua primeira etapa, são prospectados e selecionados projetos inovadores e atrativos comercialmente junto às universidades e centros de pesquisa nacionais. Os projetos que tiverem sua viabilidade atestada serão assessorados nas etapas seguintes, que poderão incluir licenciamento da tecnologia ou criação de uma nova empresa. A equipe Biominas Brasil/Sebrae atuará na valoração das tecnologias, na estruturação dos empreendimentos e na identificação de potenciais investidores e parceiros estratégicos.

Para o presidente do Sebrae, Luiz Barretto, a inovação tecnológica é fundamental para aumentar o nível de competitividade das micro e pequenas empresas. “Ela gera novas formas de comércio,novos produtos e novos serviços. O Sebrae entende a inovação como ferramenta chave para o desenvolvimento econômico do Brasil”

O Diretor-Presidente da Biominas Brasil, Eduardo Soares, ressalta que este é o maior atrativo do Programa Search Sebrae: “Muito mais que identificar oportunidades, o objetivo é levar tecnologias de alto nível ao seu destino final, que é o mercado”.

A primeira edição do Programa Search foi realizada em parceria com o Sebrae-MG em 2008. Ao todo foram realizados 17 estudos de viabilidade, nos quais nove tecnologias foram consideradas de alto potencial. ”A edição anterior era focada na análise de tecnologias, queremos agora contribuir com a expertise e o networking conquistados em 20 anos de mercado para o desenvolvimento de negócios”, destaca Soares.

Outra preocupação é com o estímulo à dispersão geográfica das atividades inovadoras em biociências pelo país. Mais de 80% das empresas nacionais do segmento encontram-se concentradas nas regiões Sul e Sudeste. A maior parte da produção científica também. Ao menos um terço dos projetos de pesquisa selecionados para a análise de viabilidade através do Programa deverá provir de instituições localizadas no Centro-Oeste, Norte e Nordeste.

Francisca Aquino, gerente do Programa no Sebrae, enfatiza a importância do estímulo: “Várias iniciativas de impacto vem sendo conduzidas por instituições fora dos grandes centros. A Renorbio (Rede Nordeste de Biotecnologia), por exemplo, congrega mais de 200 pesquisadores na área. Precisamos construir caminhos que sirvam de referência para estas instituições levarem seu potencial até o mercado. Vejo no Programa Search essa possibilidade”.

Sobre o Programa Search

O Search é um programa da Biominas Brasil com o objetivo de estimular a transferência de tecnologias inovadoras da área de biociências para o setor produtivo. O programa atua através da identificação e da análise de projetos de pesquisa e tecnologias em desenvolvimento pelas universidades e centros de pesquisa do Brasil com alto potencial mercadológico, para então buscar parceiros estratégicos para comercialização.

Outras informações sobre o Programa Search Sebrae podem ser obtidas pelo telefone (31) 3303-0003 ou através do email \n // –>search@biominas.org.brEste endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. .