Inesp promove debate sobre mobilidade urbana dias 28 e 29

30 de março de 2011 - 18:40

Do site da Assembleia Legislativa do Ceará

As grandes metrópoles brasileiras já não são mais as mesmas de 20 anos atrás. Novos comportamentos e interesses, mais pessoas e carros nas ruas. Transformações que serão discutidas por especialistas no primeiro encontro “Vida, mobilidade e felicidade urbana”, nos dias 28 e 29 de março, na Assembleia Legislativa. O evento integra o Fórum de Ideias Inovadoras em Políticas Públicas (FIP) promovido pelo Instituto de Estudos e Pesquisas para o Desenvolvimento do Estado do Ceará (Inesp).

Grandes nomes como o do antropólogo Roberto DaMatta discutirão comportamentos, valores culturais e morais, necessidades de educação, trabalho e lazer e a organização nas grandes cidades do País. “O FIP será um evento mensal, aberto ao público, com o objetivo de promover debates que servirão de referência para as políticas públicas do Estado. Começamos com um tema de extrema relevância que é o drama da superlotação e da dificuldade de circulação nas grandes cidades. Um problema complexo, cuja solução não é só a construção de estradas, mas o planejamento urbanístico”, esclarece Paulo Linhares, presidente do Inesp.

Segundo ele, os especialistas convidados vão abordar a complexidade e as raízes deste problema urbano que mostra como a sociedade brasileira se organiza. “A partir do entendimento do presidente da Assembleia, deputado Roberto Cláudio (PSB), o Inesp compreende que o Parlamento deve acompanhar a complexidade destes temas e promover debates de referência”, comenta.

Com a palestra “Fé em Deus e pé na tábua”, DaMatta abrirá o evento, no dia 28 às 19h45, abordando como se comporta o brasileiro no trânsito e como ele afeta a vida na cidade. O estudioso é reconhecido internacionalmente por sua vasta pesquisa sobre rituais e festejos em sociedades industriais, estudando especialmente o sistema cultural do Brasil e o comportamento dos brasileiros.

No dia 29, às 9h30, Robert Cervero, PhD em Arquitetura e Planejamento Urbano pela Universidade da Califórnia, falará sobre suas pesquisas na área. Em seguida, às 11h30, o advogado Leonardo Maciel apresentará as experiências do Centro de Operações da cidade do Rio de Janeiro. Atualmente, Maciel é assessor chefe da Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos do Rio, órgão responsável pela conservação e manutenção da infraestrutura urbana da cidade.

À tarde, a programação começará às 15h com a palestra “Era pós-automóvel: os caminhos para este sonho”, de Nazareno Stanislau Affonso, arquiteto urbanista e mestre em Estruturas Ambientais, que atuou por vários anos junto a movimentos reivindicativos por melhores condições de transportes no Brasil. Às 16h, a engenheira civil Nadja Dutra, 1ª vice-presidente do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Ceará (Crea-CE), falará sobre “Microacessibilidade e suas relações com a mobilidade urbana”. O encerramento será feito com a palestra do arquiteto e urbanista Fausto Nilo, especialista no desenho e desenvolvimento da cidade.

Pela manhã e à noite, as palestras serão realizadas no Plenário 13 de Maio. Os debates agendados para dia 29 à tarde ocorrerão no Complexo das Comissões da Assembleia. As inscrições para o evento podem ser feitas pela internet, no endereço http://www.al.ce.gov.br/inesp/email_fip.php, e também no dia 28, antes da abertura. Mais informações no telefone (85) 3277.3709/3701.