Embrapa apresenta novo equipamento para abrir castanha de caju na Frutal 2009

24 de setembro de 2009 - 18:46

Da Agência Funcap

O protótipo de um decorticador para a abertura da amêndoa da castanha de caju foi apresentado durante a 16ª Semana Internacional da Fruticultura e Agroindústria (Frutal 2009), realizada em Fortaleza na semana passada. O modelo DAS-2C, desenvolvido pela empresa paulista Gil Equipamentos Industriais (em parceria com a Embrapa Agroindústria Tropical, de Fortaleza, e com a Embrapa Instrumentação Agropecuária, de São Carlos), oferece, segundo seus criadores, mais eficiência no processamento do produto.

De acordo com Ângelo Vezzozo, do departamento de marketing da Gil Equipamentos, o decorticador tem como uma das principais vantagens o aumento da segurança do usuário. Ele afirma que máquinas com a mesma função já existentes no mercado são de difícil manuseio e oferecem riscos de acidentes de trabalho. No DAS-2C, o operador não entra em contato com partes móveis e cortantes do equipamento. Isso evita o risco de ferimento das mãos e de contaminação pelo líquido da castanha de caju (LCC), uma substância que pode queimar e deixar marcas na pele.

O pesquisador Fábio Paiva, supervisor do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da Embrapa Agroindústria Tropical, ressalta que o equipamento utiliza facas inteligentes para a abertura do endocarpo (região do fruto que protege a semente) da castanha, minimizando, dessa forma, a ruptura da amêndoa e garantindo a qualidade do produto. Além disso, a máquina apresenta rendimento de 60 amêndoas por minuto, com cerca de 95% de amêndoas inteiras.

O novo decorticador foi desenvolvido a pedido da Embrapa nacional. O projeto, que levou cerca de dois anos, contou com recursos do Banco do Nordeste (BNB). Segundo Flávio, o equipamento está em fase de avaliação final e, possivelmente, poderá estar no mercado até o fim de 2009.