Maratona da Via Láctea: como você vê a galáxia da sua cidade?

20 de agosto de 2009 - 18:28

Da Agência Funcap
Por Giselle Soares

Você ainda consegue ver a Via Láctea da cidade onde mora? Pensando nas possíveis respostas a essa pergunta, cientistas lançaram um movimento de observação da galáxia no Brasil. A “Maratona da Via Láctea” começou em junho e vai até setembro como parte das comemorações ao Ano Internacional da Astronomia (International Year of Astronomy, ou IYA2009).

Em cidades pequenas, é possível ver um número muito maior de estrelas do que nas grandes metrópoles. Isso se deve à poluição luminosa, causada por iluminação artificial inadequada, principalmente por luminárias incorretamente projetadas ou mal escolhidas para as aplicações a que se destinam. Essa poluição acontece porque uma parcela significativa da energia elétrica consumida é desviada para iluminar o céu, quando, segundo os astrônomos, deveria iluminar somente o chão.

A maratona visa conscientizar a população brasileira dos efeitos indesejados da poluição luminosa. Vários eventos foram programados em todo o Brasil entre os meses de junho e setembro. Durante esse período, os Nós Locais (responsáveis locais pela maratona) da rede do IYA promoverão sessões regulares abertas ao público e gratuitas, nas quais cada participante poderá, com orientação do pessoal do nó, fazer a medida da intensidade da poluição luminosa em sua cidade e entender o que ela traz de prejuízos ao céu noturno e ao meio ambiente

De acordo com o professor Demerval Carneiro, responsável pela maratona no Ceará, uma série de eventos estava programada para o primeiro semestre, como parte das comemorações do IYA2009, mas o período foi atípico, de céu nublado, e a programação precisou ser adiada. Ele acrescenta que em setembro deve acontecer o encontro regional de astronomia, com eventos programados em Sobral, Limoeiro do Norte e Fortaleza. Cursos, palestras e exposições fazem parte da programação, destinada tanto a professores e astrônomos, quanto a estudantes e ao público leigo.

No site do ano internacional da astronomia (www.astronomia2009.org.br), é possível verificar a lista de nós locais e o calendário de eventos programados.