Júpiter pode ter sido atingido por cometa ou asteróide

23 de julho de 2009 - 17:59

Fonte: Associated Content/ Technology

Júpiter atingido por um cometa. Parece o enredo de um filme de ficção científica, mas o planeta pode ter sido atingido por um cometa ou asteróide. O impacto provavelmente aconteceu no hemisfério sul do planeta e o tamanho da macha levou os cientistas a concluírem que Júpiter deve ter sido atingido por algo enorme. A mancha é visível nas novas imagens do planeta.

É interessante e ao mesmo tempo espantoso que nenhum cientista tenha visto um cometa ou asteróide indo em direção a Júpiter antes do impacto. Isso mostra como é pequena a área do espaço para a qual os cientistas estão olhando e que ainda há muitas áreas para onde câmeras ou telescópios não estão sendo direcionados. A teoria mais provável é que um cometa ou asteróide tenha caído no hemisfério sul do planeta.

A nova mancha passou despercebida e só foi notada por um astrônomo amador: Anthony Wesley, da Austrália, foi o primeiro a perceber a mancha e provavelmente vai conseguir muita fama no campo da astronomia. Agora, novas fotografias do telescópio Infrared Telescope Facility, da NASA, em Mauna Kea, no Havaí, transmitiram imagens da superfície alterada de Júpiter.

Análises feitas por astrônomos da NASA mostram que se trata, provavelmente, de um sinal de impacto. Uma explicação alternativa poderia ser a de um fenômeno climático, como a Grande Mancha Vermelha, uma tempestade que já dura séculos. Mas os astrônomos Glenn Olson e Leigh Fletcher, do Laboratório de Propulsão a Jato (JPL) da NASA afirmam estar convencidos de que se trata de fato de um sinal de impacto. “Algo tão escuro assim em Júpiter não seria uma tempestade, de forma alguma”, disse Olson.