Europa quer melhor regulamentação dos experimentos com animais

23 de junho de 2009 - 17:49

Fonte: The Economist

No último dia 5 de maio, o Parlamento Europeu votou pela atualização das regras de uso de animais em pesquisas. Aproximadamente 12 milhões de animais são utilizados anualmente em procedimentos científicos na Europa.

Os políticos votaram contra a proibição do uso de grandes primatas em pesquisas. O uso desses animais passou a ser permitido apenas quando as experiências tiverem como objetivo a preservação de chipanzés, gorilas, bonobos e orangotangos, ou quando os experimentos com essas espécies forem essenciais ao combate de doenças humanas. Na América, os chimpanzés estão sendo utilizados no desenvolvimento de uma vacina para a hepatite C, pois são os únicos animais, além dos homens, afetados pela doença.

Outra proposta era acabar com o uso de primatas capturados em estado selvagem. Os cientistas preferem trabalhar com os descendentes de animais criados em laboratórios porque o conhecimento do histórico médico completo dos animais faz com que eles sejam mais seguros para as pesquisas. A comissão irá estudar a possibilidade de estabelecer colônias de reprodução, ao longo da próxima década, para todas as espécies usadas em pesquisas. E, a cada ano, conduzirá uma avaliação do uso de primatas, especialmente os macacos, nos laboratórios

A comissão também concordou em expandir o trabalho do Centro Europeu para Validação de Médotos Alternativos (European Centre for the Validation of Alternative Methods) ao desenvolvimento, coordenação e promoção de procedimentos que possam substituir os testes com animais. Hoje, esse centro concentra, em testes toxicológicos, aproximadamente apenas 10% dos experimentos animais da Europa.

Como as eleições para o novo parlamento europeu devem acontecer em breve, a expectativa é de que as mudanças nas regras sejam votadas até o fim de 2010. A partir daí, os países irão adotar a nova legislação, o que deve levar mais dois anos, aproximadamente