UFC promove debate sobre o uso terapêutico das células-tronco

16 de abril de 2009 - 17:30

Da Agência Funcap
Por Sílvio Mauro

Desmistificar e esclarecer melhor a população e o meio acadêmico sobre o uso terapêutico das células-tronco, um tema bastante polêmico nos dias atuais. Esse é um dos objetivos do Departamento de Patologia e Medicina Legal da Faculdade de Medicina da UFC, que traz para Fortaleza o Dr. Júlio César Voltarelli, professor titular do Departamento de Clínica Médica da USP, coordenador da Divisão de Imunologia Clínica da Unidade de Transplante de Medula Óssea do HC-FMRP-USP e pesquisador do Centro de Terapia Celular.

A palestra do Dr. Voltarelli, intitulada “Aplicações clínicas presentes e futuras das células-tronco”, acontece no dia 17 de abril, às 17 horas, no anfiteatro do departamento. De acordo com a professora Lília Câmara, do Departamento de Patologia e Medicina Legal, esse assunto tem sido colocado em evidência, mas nem sempre da forma mais correta. “O meio científico e a comunidade leiga estão recebendo muitas informações e nem todas são utilizáveis do ponto de vista clínico”, explica.

Um dos aspectos controversos que envolve o uso de células-tronco, acrescenta Lília, é o congelamento do cordão umbilical, feito por clínicas particulares. Os pais realizam o procedimento na esperança de prevenir os filhos de futuras doenças. No entanto, de acordo com a professora, existem situações em que as células contidas nele podem ser úteis e outras em que isso não é possível.

Outro motivo para a vinda do especialista a Fortaleza, de acordo com Lília, é para o intercâmbio de informações com profissionais locais, com o objetivo de estabelecer os parâmetros iniciais para a implantação do transplante de medula óssea no Ceará. “Será uma oportunidade para os profissionais envolvidos com a implantação. Eles irão se atualizar e trocar experiência com um profissional de outro centro que tem conhecimento dessa área”, afirma.

As células-tronco dos têm sido bastante estudadas por pesquisadores porque têm a capacidade de se transformar em outros tecidos do corpo, como ossos, nervos, músculos e sangue. Devido a essa característica, são consideradas potencialmente úteis principalmente em terapias de combate a doenças relacionadas com a degeneração do sistema nervoso e traumas na medula espinhal. Elas são encontradas em vários locais do corpo, como cordão umbilical, medula óssea, sangue, fígado e placenta.