Novas espécies pré-históricas são descobertas por britânico

20 de fevereiro de 2009 - 16:50

Do site Opinião e Notícia

O paleontólogo britânico Steve Sweetman, da Universidade de Portsmouth, descobriu 48 novas espécies pré-históricas em lama da Ilha de Wight, no sul da Inglaterra, considerada a “Costa Jurássica” inglesa. Os fósseis encontrados têm aproximadamente 130 milhões de anos.

Com a ajuda de baldes e mochilas, o especialista levou para sua casa, na ilha, 3.500 toneladas de lama, retirada de antigos leitos de rios, para a análise, que durou quatro anos. Outros cientistas levaram 180 anos para identificar o mesmo número de espécies.

Sweetman — que cresceu na Ilha de Wight, às vezes chamada de “Ilha dos Dinossauros” por ser a maior fonte de fósseis dos animais na Europa — utilizou um microscópio para examinar os grãos. Logo na primeira amostra, foi encontrada a mandíbula de um anfíbio mínimo, extinto e semelhante a uma salamandra.

Em meio às novas espécies, talvez haja a mais rara da época dos dinossauros, seis pequenos mamíferos, alguns deles do tamanho de um musaranho, mamífero que se alimenta de insetos. Foram encontradas oito novas espécies de dinossauros, vários tipos de lagartos, sapos e salamandras.