Programa de Apoio a Núcleos Emergentes – Pronem

Resumo

O objetivo do programa é apoiar atividades de pesquisa científica, tecnológica e de inovação, mediante a seleção de propostas para apoio financeiro a projetos de grupos de pesquisa emergentes em conformidade com as condições estabelecidas em edital. Os grupos devem ser formados por pesquisadores com destaque na sua área de conhecimento e com experiência na coordenação de projetos, de modo a induzir a formação de novos núcleos de excelência em pesquisa no Ceará.

 

A quem se destina?

O pesquisador que propõe o projeto deve se apresentar como líder de núcleo emergente e ter vínculo empregatício permanente com instituições científicas e tecnológicas – de ensino superior, públicas ou privadas sem fins lucrativos, sediadas no Ceará.

 

Requisitos

a) Ser doutor, pesquisador principal do núcleo com comprovada capacidade de liderança em pesquisa e ter seu currículo cadastrado na Plataforma Lattes, além de contar com mais pesquisadores denominados pesquisadores principais, conforme descrito em edital;
b) Ser obrigatoriamente o coordenador do projeto;
c) Ter vínculo empregatício (estatutário ou celetista) com a instituição executora do projeto;
d) Ter produção científica ou tecnológica relevante, nos últimos cinco anos, na área específica do projeto de pesquisa.

 

Como se candidatar

A submissão de propostas obedece ao lançamento e cronograma de editais. Por isso, é preciso observar o lançamento de editais na página da Funcap: (https://www.funcap.ce.gov.br/editais/).