Perguntas frequentes

Onde posso obter informações sobre editais?

É possível obter o status de todos as ações (lançamentos, editais ativos e encerrados) da Funcap através da Plataforma Montenegro, ferramenta de controle das atividades ligadas aos bolsistas e pesquisadores. O endereço é http://montenegro.funcap.ce.gov.br/sugba/editais/

Qual o prazo para o pagamento das bolsas da Funcap?

O pagamento aos bolsistas é feito usualmente até o quinto dia útil de cada mês, mas podem ocorrer atrasos devido aos trâmites necessários para a liberação dos recursos, que não dependem apenas da Funcap.

Sou bolsista, posso divulgar meus projetos ou ações de relacionadas às minhas atividades de pesquisa?

Sim, a Funcap divulga conteúdos sobre conquistas de seus bolsistas e de pesquisadores ou instituições apoiados por seus editais. Interessados podem enviar conteúdo (preferencialmente com foto) para o endereço fundacaofuncap@gmail.com.

Se o bolsista for servidor público, o pagamento da bolsa de mestrado ou doutorado pode ser feito sem o seu afastamento prévio?

Não. É preciso haver o afastamento, e com a devida publicação no respectivo Diário Oficial (do município, do estado ou da união, dependendo da vinculação do servidor). Esta exigência está determinada no Decreto Estadual nº 25.851/2000, na Instrução Normativa 01/2016 da Funcap e na Orientação Técnica 03/2014, da Controladoria Geral do Estado (CGE).

A publicação de prorrogação do afastamento do servidor público no Diário Oficial dá direito à continuidade do recebimento da bolsa de mestrado ou doutorado?

Caso haja documento de prorrogação de afastamento já editado (devidamente assinado pela chefia do órgão ao qual o servidor está vinculado), mesmo que ainda não tenha sido publicado, ele permite que não haja interrupção no recebimento da bolsa, conforme a Orientação Técnica 03/2014 da Controladoria Geral do Estado (CGE).

Quem é o responsável pelo processo seletivo dos beneficiários de bolsas de mestrado e doutorado da Funcap?

As instituições de ensino superior. Elas respondem pela divulgação dos editais de seleção de projetos e dos resultados. A Funcap apenas concede e libera as cotas de bolsas para os nomes que recebe de cada instituição.

A Funcap fornece declarações informando sobre a participação em projetos selecionados nos seus editais?

A Funcap não emite declarações para bolsistas ou orientadores. Elas devem ser solicitadas junto à pró reitoria de pós-graduação e pesquisa (ou unidade equivalente) da instituição responsável pela seleção. Uma alternativa, no entanto, é Termo de Outorga, assinado no ato da contratação. Ele serve como comprovante de que o aluno foi bolsista beneficiado pela Funcap.