Recursos do FIT para CT&I podem chegar a R$ 83 milhões em 2023

17 de maio de 2023 - 16:15

Até o fim de 2023 devem ser aportados mais de R$ 83 milhões para o Fundo de Inovação Tecnológica (FIT), investimento destinado a fomentar projetos de pesquisa científica, tecnológica e de inovação para aumentar a competitividade da economia cearense. Essa foi uma das principais definições da primeira reunião de 2023 do Conselho Gestor do Fundo de Inovação Tecnológica (Cogefit), que ocorreu no último dia 15/05, na sede da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), à qual a Funcap é vinculada. A pauta do encontro foi o planejamento das ações e investimentos para este ano.

A secretária Sandra Monteiro, titular da Secitece, presidiu a reunião. “Essa aproximação dos integrantes do Conselho é fundamental. Temos a missão de fomentar o desenvolvimento do setor de inovação do nosso Estado”, afirmou. Dentre as propostas discutidas, destaque para a necessidade de aumentar a inserção de projetos inovadores no interior do Estado; a inclusão de novas áreas do conhecimento, como games e ideação, e a consolidação do Programa Cientista Chefe como um agente que eleva a qualificação e a conexão entre os órgãos públicos e o setor produtivo.

O Cogefit tem o objetivo de administrar os recursos financeiros do FIT por meio do fomento às políticas de ciência, tecnologia e inovação. Uma das suas competências é definir as diretrizes e normas para a utilização dos recursos do fundo, além de aprovar a programação orçamentária e financeira dos seus recursos.

A reunião contou com a presença do presidente da Funcap, Raimundo Costa, de Fábio Feijó (SDE), Hidelbrando Soares (UECE), Wally Menezes (IFCE), Francisco Carvalho (UVA); José Sampaio de Souza Filho (FIEC) e Adeline Lobão (Secitece). Também estiveram presentes os seguintes representantes de órgãos estaduais: Márcio Cardeal (Sefaz), Evilásia Rodrigues (Casa Civil), Auler Gomes de Soares (Seplag), Jorge Soares (Funcap) e Denise Sá (Funcap).