Resultados da Funcap em 2024 são apresentados em reunião do Conselho Superior

11 de dezembro de 2024 - 16:10

 

A Funcap sediou, nesta quarta-feira (11), a reunião do seu Conselho Superior para apresentação dos investimentos e resultados nas áreas de ciência e inovação em 2024, além da aprovação de pautas para o próximo ano. O encontro contou com a participação da secretária em exercício da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), Adeline Lobão, que na ocasião presidiu a reunião. Estiveram presentes o presidente da Fundação, Raimundo Costa, e representantes de universidades e de outros órgãos da administração estadual, que são os conselheiros.

Durante a atividade, foram apresentados os dados das três diretorias da Funcap, como números de chamadas e editais lançados ao longo do ano, além de investimentos na infraestrutura e em logística para atender melhor os pesquisadores em suas demandas. As principais iniciativas de aprimoramento nos programas de bolsas e auxílios também tiveram destaque na reunião. 

Estímulo à interiorização

Um aspecto apontado pela diretora científica da Funcap, Thereza Magalhães, foi o esforço para o estímulo à formação e permanência de pesquisadores no interior do Ceará. “Uma das mudanças foi realizada no BPI, um programa importante para as universidades que estão fora da Região Metropolitana de Fortaleza. Ele ficou mais democrático e abriu oportunidades para pesquisadores mais jovens”, disse. 

A participação feminina nas chamadas da Funcap também foi destacado, com o lançamento, por exemplo, do edital “Mulheres Empreendedoras”, no ano de 2024.

Projeto H-TEC

O diretor de inovação da Funcap, Jorge Soares, apresentou resultados dos investimentos em pesquisa na área empresarial, uma das linhas de financiamento da Funcap, ressaltando a atenção cada vez maior que tem sido dada ao acompanhamento do nível tecnológico e de maturidade dos projetos apoiados. 

Um dos destaques do ano foi o Projeto H-TEC, de formação de capital humano em Energias Renováveis, que inclui a capacitação de 1.050 multiplicadores para instruir futuros técnicos. A expectativa é a qualificação de 11 mil profissionais para ocupar postos de trabalho nas empresas do setor. Ao todo, estão sendo investidos R$ 34 milhões, que proporcionarão ainda a inauguração de laboratórios técnicos na capital e no interior. 

 

Nova plataforma

A Diretoria de Inovação destacou o desenvolvimento da nova “Vitrine de CT&I”, plataforma virtual intuitiva que proporcionará mais segurança e transparência dos dados e das iniciativas promovidas pela Fundação. O sistema deverá ser lançado no início de 2025.

”A plataforma é um instrumento que permitirá o acompanhamento atualizado dos projetos e resultados do programa Cientista Chefe, a principal linha de atuação da Funcap na inovação pública”, exemplificou.

Execução orçamentária

A diretora administrativo-financeira da Funcap, Paula Lenz, destacou que a fundação obteve, neste ano, o maior percentual de execução do orçamento previsto. “Chegamos a quase 90%, o maior índice desde 2017”, pontuou.

O presidente da Funcap ressaltou que, entre as diretrizes da gestão, em 2024, houve a busca pelo equilíbrio na destinação dos recursos para os diferentes programas e regiões do estado. “Aumentamos o diálogo com as secretarias para que o programa Cientista Chefe, por exemplo, contasse com aporte financeiro por parte das próprias instituições. Isso otimizou as ações da Funcap, que ficou com mais capacidade de investimento nos outros programas”, afirmou Raimundo Costa.

As pautas propostas pela Funcap para o ano de 2025 foram aprovadas, por unanimidade, pelos integrantes do Conselho Superior da Fundação. Entre elas, a criação de câmaras tecnicas nas áreas de artes e energias renováveis. 

A secretária em exercício da Secitece elogiou os resultados da Funcap no exercício. “Quero aqui parabenizar o brilhante trabalho de toda a equipe que compõe a Fundação. Os números que vimos hoje refletem a dedicação de cada um e cada uma que trabalha em prol da Ciência e Tecnologia em nosso estado”, finalizou Adeline Lobão.