Funcap lança segunda edição do Programa Cátedras Franco-brasileiras

27 de fevereiro de 2024 - 17:18

A Funcap, órgão vinculado à Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), informa o lançamento da segunda edição do Programa Cátedras Franco-brasileiras no Ceará. A iniciativa tem como objetivo acolher supervisores de pesquisa e pesquisadores de instituições francesas nas universidades cearenses e, de forma recíproca, de profissionais de universidades locais em instituições parceiras do país europeu.

Os selecionados receberão passagem aérea de ida e volta e seguro internacional. As instituições francesas hospedeiras ficarão responsáveis pelo pagamento de diárias dos pesquisadores brasileiros na França. As estadias terão duração de 20 dias. As missões dos pesquisadores franceses deverão ocorrer até 31/12/2024. Já as missões dos pesquisadores brasileiros, até 31/12/2025.

Para concorrer como pesquisadores, os candidatos precisam atender os seguintes requisitos: ser professor de universidade, palestrante, responsável ou diretor de pesquisa. Já para os supervisores de pesquisa, a exigência é de que seja professor do quadro permanente de universidade (no caso dos brasileiros, ela precisa ser sediada no Ceará), tenha título de doutor e apresente experiência na coordenação de projetos com cooperação internacional.

Serão aprovados até dois projetos. As propostas devem ser submetidas entre os dias 4 de março e 18 de abril através de formulário disponível na Plataforma Montenegro. A íntegra do edital está disponível no endereço montenegro.funcap.ce.gov.br/sugba/edital/608.pdf