Chamada internacional para projetos de pesquisa sustentáveis será lançada em fevereiro

18 de janeiro de 2024 - 14:16

A 2ª edição da Chamada Transnacional Conjunta da Parceria de Economia Azul Sustentável, iniciativa da União Europeia para apoio à pesquisa, será lançada em fevereiro A ação tem como principal objetivo apoiar projetos transnacionais com foco em quatro áreas prioritárias: 1 – Gêmeos Digitais dos Oceanos (DTOs) em escala de sub-bacia regional; 2 – Setores da economia azul, desenvolvimento de infraestruturas marinhas multiusos; 3 – Planejamento e gestão das utilizações do mar a nível regional e 4 – Biorecursos Azuis.

No Brasil, a iniciativa é apoiada pelo Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap). Os projetos de pesquisa aprovados serão financiados pelas Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs) participantes da chamada.

A Parceria de Economia Azul Sustentável integra o Programa-Quadro de Pesquisa e Inovação Horizon Europe e constitui uma rede de 60 instituições parceiras de 26 países e da União Europeia para congregar investimentos em pesquisa e inovação e alinhar programas nacionais à escala Pan-Europeia,  considerando a bacia marítima (Mediterrâneo, Mar Negro, Báltico e Mar do Norte) e a região do Oceano Atlântico. São previstos investimentos na ordem de 450 milhões de euros ao longo de 7 anos.

Mais informações sobre a chamada estão disponíveis no endereço https://bluepartnership.eu/news/get-ready-sustainable-blue-economy-partnerships-second-joint-transnational-call

Publicação da chamada: 1º de fevereiro de 2024.

Prazo para envio de pré-propostas: 10 de abril de 2024.
Prazo para envio de propostas completas: 6 de novembro de 2024.