Resultado final da Fase 1 do Programa Centelha

8 de fevereiro de 2023 - 18:54

A Funcap, órgão vinculado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), informa o resultado final com 200 empresas aprovadas na Fase 1 do Programa Centelha. Ela esta disponível no endereço www.programacentelha.com.br/wp-content/uploads/2023/02/4.-Lista-Final-de-Aprovadas-da-Fase-1-08-02-1-1.pdf

Nesta edição, o Centelha irá destinar R$ 3 milhões para financiamento de projetos inovadores e até R$ 1,3 milhão em bolsas de apoio técnico. O edital tem como público alvo universitários (graduandos, mestrandos e doutorandos) de todas as áreas de conhecimento, empreendedores de startups e pessoas criativas com ideias inovadoras e conhecimentos básicos em gestão.

Os recursos investidos vêm de uma parceria entre o Governo Federal e o Governo do Estado, sendo R$ 2 milhões fornecidos pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), órgão vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e R$ 1 milhão pela Funcap. Já as bolsas serão custeadas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), também vinculado ao MCTIC.

Na Fase 2, os empreendedores deverão detalhar melhor os aspectos do produto e do negócio através do Projeto de Empreendimento. Ele consiste em um plano de implementação da ideia no qual o proponente deve demonstrar a fundamentação técnico-científica e mercadológica do produto, o potencial de mercado e possíveis concorrentes, dentre outros aspectos. O principal objetivo é comprovar a viabilidade da empresa que está sendo criada.

Serão selecionadas 100 ideias para a Fase 3. No final dessa fase, 50 ideias vão ser contratadas pela Funcap/Finep. Cada contratado receberá até R$ 60 mil de subvenção e R$ 26 mil de bolsas do CNPq.