Oportunidade: inscrições abertas para o Edital Centelha, com R$ 4,3 milhões para projetos de inovação

14 de outubro de 2022 - 10:29

Seguem abertas as inscrições para a segunda edição do Programa Centelha, iniciativa que irá destinar R$ 3 milhões para financiamento de projetos inovadores e até R$ 1,3 milhão em bolsas de apoio técnico. O edital tem como público alvo universitários (graduandos, mestrandos e doutorandos) de todas as áreas de conhecimento, empreendedores de startups e pessoas criativas com ideias inovadoras e conhecimentos básicos em gestão.

Os recursos investidos vêm de uma parceria entre o Governo Federal e o Governo do Estado, sendo R$ 2 milhões fornecidos pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), órgão vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e R$ 1 milhão pela Funcap. Já as bolsas serão custeadas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), também vinculado ao MCTIC.

A expectativa é de que 50 projetos sejam contemplados no Ceará com até R$ 60 mil através da modalidade subvenção econômica (recursos que não precisam ser reembolsados pelo tomador do financiamento). Os empreendedores selecionados terão capacitações e networking com parceiros, uma rede de apoio para incentivar um ambiente propício para a geração das ideias inovadoras e, a partir delas, o desenvolvimento de protótipos ou testes piloto.

O processo de seleção compreende três fases: submissão de ideias inovadoras, construção de um Projeto de Empreendimento e elaboração de um Projeto de Fomento. Ao longo de todas elas, os empreendedores receberão suporte técnico para aprimorar as propostas, além de feedback dos avaliadores. As regras para participação e inscrição estão disponíveis no endereço programacentelha.com.br/CE.