Funcap lança edital com 800 bolsas para iniciação científica

20 de abril de 2022 - 16:25

A Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), órgão vinculado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), informa a abertura de inscrições para o processo seletivo do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica (BICT). A iniciativa representa um investimento de aproximadamente R$ 3,8 milhões, ao longo de um ano, e pode beneficiar até 800 estudantes de graduação.

Podem participar da seleção instituições de ciência, tecnologia, inovação ou ensino superior (públicas ou privadas) que possuam convênio com o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) do Centro Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) ou da Funcap, ou com o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti), do CNPq.

Elas devem ter pelo menos um curso de pós-graduação stricto sensu reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) ou serem receptoras de um Dinter (Doutorado Interinstitucional) em andamento. Instituições que não tiverem os requisitos descritos acima podem procurar a Funcap para solicitar convênio, adequando-se às exigências do programa.

A BICT da Funcap tem como objetivo principal despertar vocação científica e incentivar talentos potenciais entre estudantes de graduação universitária através da participação em projetos de pesquisa. Ela tem duração de até 12 meses (se implementada a partir do primeiro mês de vigência) e valor de R$ 400,00.

A íntegra do edital está disponível no endereço montenegro.funcap.ce.gov.br/sugba/edital/501.pdf