Funcap e Secult lançam amanhã Cientista Chefe da Cultura

9 de setembro de 2021 - 10:45

 

O Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult), da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece) e da Funcap lançam amanhã às 9 horas, em evento virtual, o Cientista Chefe de Cultura. Para marcar o lançamento, será realizado o I Seminário Público do Projeto Cientista Chefe da Cultura, com o tema “Cultura, inovação e inclusão social no Ceará” (veja a programação no fim do texto).

O Programa Cientista Chefe mobiliza a inteligência acadêmica para as aplicações diretas de teorias, metodologias e ferramentas na gestão pública e a área de Cultura é um campo fértil para esse trabalho, por sua diversidade e pela alta demanda de produtos, serviços e atividades criativas. A Secult promove um conjunto de ações de inclusão social e o Programa Cientista Chefe da Cultura poderá aproveitá-las para a realização de experimentos e de intervenções-piloto, indicando para a gestão estadual aquelas que têm potencial para execução em larga escala.

Qualificação das políticas públicas de cultura
“O Cientista Chefe da Cultura consiste na inovação da gestão pública e sua estruturação na eficácia da aplicação dos recursos e de seus resultados junto à sociedade e ao desenvolvimento do Estado. Implica também em estabelecer processos e métodos na produção de conhecimento, informações, indicadores, resultados e impactos que possam qualificar as políticas culturais em suas dimensões simbólicas, econômicas e sociais na democratização do acesso aos bens e serviços culturais”, afirma Fabiano Piúba, titular da Secult. Ele acredita que o trabalho do Cientista Chefe irá entregar um resultado com elementos e condições para que a Secult possa tomar suas decisões, produzir melhorias, qualificar suas ações e investimentos e, principalmente, promover benefícios para a sociedade através das políticas culturais.

Para o secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará, Inácio Arruda, o lançamento do Cientista-Chefe da Cultura demonstra a visão holística e estratégica do governo estadual. “A cultura precede a Ciência e é parte dela. São áreas interligadas, que se conectam a partir de aspectos como a criatividade, a inventividade, a diversidade e a curiosidade humana”, pontua.

“O Programa Cientista Chefe do Ceará, em pouco mais de três anos de atuação, demonstrou ser uma engenharia institucional capaz de aproximar a administração pública e a academia, produzindo resultados observáveis para o Estado em diferentes áreas. Abri-lo à Cultura é mais uma ousadia do programa e faz todo sentido, dada a relevância, a transversalidade e o potencial inclusivo desta área tão criativa”, declara o diretor de inovação da Funcap, Jorge Soares.

Para o professor Custódio Almeida, cientista chefe que vai coordenar o projeto, a dimensão social “a cultura assume um relevante papel estratégico como vetor de desenvolvimento econômico, social e humano do Ceará” e um dos objetivos do trabalho é instalar um programa cooperativo e transversal que possa interagir com outros da mesma natureza e seja capaz de estabelecer pontes com vários órgãos da administração pública e de setores da iniciativa privada para que a inclusão social através da cultura possa ser assegurada.

Na mesma linha segue Ernesto Gadelha, coordenador de Conhecimento e Formação da Secult Ceará: “Um desafio constante que se coloca para todos os órgãos do governo é o aperfeiçoamento das políticas públicas, buscando gerar mais eficiência, eficácia e efetividade na sua execução. A otimização de tais políticas passa, entre outros aspectos, pela construção e o desenvolvimento de conhecimentos que fundamentam sua concepção e implantação. O Cientista Chefe da Cultura é um programa que, congregando cientistas e pesquisadores de várias áreas do saber, convida a expertise acadêmico-científica a analisar e pensar o campo da cultura e as políticas culturais com a finalidade de produzir estratégias inovadoras de promoção da inclusão social”.

 
Objetivos principais do Cientista Chefe de Cultura
O Projeto Cultura, Inovação e Inclusão Social no Ceará propõe a entrega final de três produtos principais:

– Plataforma Cultura Ceará: integrando dados, informações e indicadores da cultura no Ceará;

– Programa de Inovação e Inclusão Sociocultural;

– Modelo de Avaliação das ações e políticas culturais no Ceará.

Sobre o Cientista Chefe
Criado na atual gestão da Funcap, o programa tem como objetivo unir o meio acadêmico e a gestão pública. Através dele, equipes de pesquisadores estão trabalhando nas secretarias ou órgãos mais estratégicos do Governo do Ceará para identificar soluções de ciência, tecnologia e inovação que possam ser implantadas para melhorar os serviços e, desta forma, dar mais qualidade de vida para a população.

Os projetos e as equipes de pesquisadores são definidos a partir das demandas de órgãos do Governo do Ceará. Cada equipe é coordenada por um cientista chefe cuja escolha ou indicação segue critérios como produção científica, formação e ligação com núcleos de pesquisa de alto nível (segundo a classificação realizada pela Capes para especificar os cursos de excelência em todo o país) de instituições cearenses. Outro requisito é que a área científica de atuação do pesquisador tenha relação com a atuação do órgão estadual a ser beneficiado com o programa.

SERVIÇO
I Seminário Público do Projeto Cientista Chefe da Cultura

Endereço de acesso: página da Secult Ceará no Youtube

MANHÃ (9h às 12h)
9h – Abertura
Custódio Almeida – Cientista Chefe da Cultura
Tarcísio Pequeno – Presidente da Funcap
Inácio Arruda – Secretário de Ciência e Tecnologia e Educação Superior do Ceará
Fabiano Piúba – Secretário da Cultura do Ceará

9h30min – Palestra: Cultura, Inovação e Inclusão Social
Alemberg Quindins – Fundação Casa Grande – Nova Olinda – CE
 
10h30min – Debate com Fabiano Piúba e Custódio Almeida

TARDE (14h às 18h45min)
Primeira Mesa: 14h-15h15min
Conhecer para atuar: dados para inclusão no campo da cultura
Coordenação: Gecíola Fonseca – Instituto Dragão do Mar – IDM
Expositores: Miguel Franklin de Castro – Pesquisador do Projeto / Computação – UFC
José Carlos Lázaro – Pesquisador do Projeto / Administração – UFC
 
Segunda Mesa:15h20min – 17h10min
A Cultura entre a História, a Antropologia e o Direito: nas trilhas da inclusão social.
Coordenação: Lílian Lustosa – Secult-CE
Expositores:
Leandro Bulhões – Pesquisador do Projeto / História – UFC
Alexandre Vale – Pesquisador do Projeto / Antropologia – UFC
Gretha Maia – Pesquisadora do Projeto / Direito – UFC
Comentarista: Mariana Braga Teixeira – Secretária Executiva de Planejamento e Gestão Interna – Secult-CE

Terceira Mesa:17h20min – 18h40min
Sobre as Políticas Socioculturais e o Financiamento da Cultura
Coordenação: Luísa Cela – Secult-CE
Expositores: Alexandre Barbalho – Pesquisador do Projeto / História – UECE
Ivânio Azevedo – Pesquisador do Projeto / Filosofia – UFCA

 

Com informações da assessoria de imprensa da Secult