Cientista Chefe do Meio Ambiente lança inventário de invertebrados do Ceará

3 de agosto de 2021 - 14:27

Quantas e quais espécies de animais existem no Ceará? A pergunta é simples, mas sua resposta, que está sendo trabalhada pela equipe do Cientista Chefe de Meio Ambiente da Funcap em conjunto com a Secretaria do Meio Ambiente do Ceará, é complexa. Tanto que precisou ser respondida em três partes: uma primeira tratou dos animais vertebrados (anfíbios, répteis, aves, peixes e mamíferos), a segunda correspondeu à flora e uma última abrangeu um grupo muito maior de fauna, que corresponde aos invertebrados.

Esta terceira parte, do levantamento de informações sobre as espécies invertebradas do Estado, será apresentada no próximo dia 10 de agosto (terça-feira), às 14 horas, no canal do Youtube da Sema. De acordo com a equipe responsável, o Inventário da Fauna de Invertebrados é um trabalho inédito com informações de animais que habitam os mais diversos ambientes e apresentam grande valor para o equilíbrio da natureza, para a sociedade e para a economia cearenses.

Foram mais de 2.300 espécies de invertebrados catalogados em ambientes como sertão, manguezais, chapadas, serras, rios, lagoas, e nos ecossistemas marinhos (raso e profundo). O inventário possui 19 grupos distintos, incluindo abelhas, ácaros, aranhas, escorpiões, corais, águas-vivas, hidras, caranguejos, lagostas, estrelas-do-mar, formigas, polvos, lulas, bivalves, esponjas, cupins e vespas, dentre outros.

Entre os invertebrados presentes no levantamento há exemplares que têm grande importância econômica para o Ceará, como lagostas, caranguejos e camarões no litoral. Também há espécies que dão colorido e diversidade, como as borboletas, e as que têm impacto social (garantia de segurança alimentar e cultural, incluindo as de uso em artesanato, como os moluscos) e ambiental. Este último grupo assegura a conservação e o equilíbrio do meio ambiente e a provisão de serviços ambientais – como, por exemplo, as abelhas que realizam polinização, processo essencial para os cultivos agrícolas.

A pesquisa que será apresentada na live é o capítulo final de uma trilogia que visava mapear a vida no território do Ceará e foi realizada por mais de 68 especialistas de 21 instituições. O Inventário da Fauna de Vertebrados, com 1.275 espécies, foi lançado em fevereiro deste ano, e em maio foi a vez do Inventário de Flora, com 2.465 espécies.

Ao todo, o mapeamento da biodiversidade que existe no território cearense, liderado pelo Cientista Chefe de Meio Ambiente da Funcap, conseguiu registrar, em menos de um ano, que o Estado tem no mínimo 6.048 espécies de animais e plantas. Uma das metas do grupo é que o inventário, com acervo disponível de forma digital, auxilie na elaboração de políticas públicas de saúde, segurança alimentar e preservação, em estudos de biotecnologia, na avaliação de impactos de empreendimentos e no conhecimento das espécies pela sociedade.

Embora tenham como público-alvo gestores públicos, empresas, ONGs, estudantes e pesquisadores, todas as informações são de acesso livre e gratuito para a sociedade e irão ter atualização constante. Elas estão disponíveis no site da Sema, no endereço www.sema.ce.gov.br/fauna-do-ceara.

 

SERVIÇO
Lançamento do Inventário da Fauna de Invertebrados do Ceará.
Data: 10/08
Horário: 14h
Link de acesso: youtube.com/SemaSecretariadoMeioAmbiente