Funcap apoia curso de Microscopia Eletrônica para a Uece – inscrições até o dia 31

20 de julho de 2021 - 11:10

A Funcap, através do programa Cientista Chefe, está apoiando o curso de Microscopia Eletrônica direcionado para professores, alunos de pós-graduação e pesquisadores da Universidade Estadual do Ceará (Uece). As inscrições para a iniciativa estão abertas até o próximo dia 31. O curso tem carga horária de 16 horas e vai ser realizado de 9 a 13 de agosto de forma remota. O link para inscrição está disponível aqui.

O curso de Microscopia Eletrônica é uma realização da Central Analítica da Universidade Federal do Ceará (UFC), laboratório multiusuário coordenado pelo professor Antonio Gomes Souza Filho, que também é Cientista Chefe da Funcap na área de avaliação das ações de ciência e inovação. “Estamos muito satisfeitos em poder oferecer um curso para os estudantes e pesquisadores da Uece. As formações que realizamos são muito procuradas pelas comunidades de diversas instituições e, nesse ano, iremos ministrá-las em cada uma das universidades cearenses que estiverem interessadas”, declara.

Segundo ele, nas atividades do Programa Cientista Chefe que coordena foi observado, por meio de dados cientométricos (mensuração e quantificação do progresso científico), que o Ceará avançou na formação de redes de pesquisa mas ainda tem muito espaço para investir e operar por meio de estruturas abertas e multiusárias como a Central Analítica. “Todas as instituições do Estado usam a infraestrutura de equipamentos de grande porte instalados na Central Analítica e esse ano estamos intensificando a divulgação para captar e formar mais usuários. Esse conceito deve ser expandido para outras estruturas buscando otimizar a capacidade de oferta de infraestrutura para a comunidade científica do Estado”, ressalta.

A Central Analítica (www.centralanalitica.ufc.br) é uma instalação credenciada como Laboratório Associado ao Sistema Nacional de Nanotecnologia (SisNano) do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTI). Ela reúne vários equipamentos altamente especializados que permitem experimentos na área de microscopia óptica e eletrônica e podem ser usados por pesquisadores de toda a UFC e de fora dela por meio de agendamento (veja informações aqui). O laboratório já atendeu pesquisadores de 32 programas de Pós-Graduação e executou em torno de 16000 horas de ensaios contribuindo com o desenvolvimento de 389 artigos científicos publicados em revistas internacionais, 138 dissertações de mestrado, 113 Tese de Doutorado, 26 patentes e 10 convênios com empresas.

Os equipamentos foram adquiridos com recursos do Programa de Infraestrutura da Financiadora de Estudos e Projetos (Proinfra-Finep) e do programa Pró-Equipamentos, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A manutenção dos equipamentos e financiamento de bolsistas atualmente é realizada com recursos do Programa SisNANO2.0 (MCTI-CNPq) com contrapartida da Funcap, e com investimentos da própria UFC. A Central funciona Analítica em um local provisório no Departamento de Física da UFC, no Campus do Pici, e está prevista a conclusão da nova sede ainda este ano.