Webconferência discute contribuições da ciência para combater a Covid-19 no Ceará

22 de março de 2021 - 16:43

 

Um ano após o início do registro de casos de Covid-19 no Ceará, é hora de avaliar os caminhos traçados pelo Estado nas estratégias de enfrentamento à pandemia e ressaltar o papel determinante da ciência na tomada de decisões para o combate à doença. Para refletir sobre esse contexto, a Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), órgão vinculado à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), realiza na terça~feira, 23, a webconferência “Covid-19: Retraçando o Caminho no Ceará”.

O evento ocorre em parceria com o programa Cientista-Chefe, coordenado pela Funcap, e será transmitido no canal do YouTube da ESP/CE. O principal objetivo é discutir quais ações de curto prazo podem impactar positivamente a situação epidemiológica no Ceará e que medidas de médio e longo prazos podem ser tomadas para a reativação das atividades de vigilância epidemiológica no Estado.

De acordo com o Cientista Chefe da Saúde, José Xavier Neto, o foco da conversa será o rastreamento de casos da Covid-19 enquanto estratégia de combate à doença em território cearense. O pesquisador explica que essa é uma medida adotada por muitos países ao redor do mundo contra a pandemia. “Ao fazermos isso, o que se ganha é a interrupção da cadeia de transmissão da doença, evitando grandes eventos de disseminação dos agentes infecciosos”, afirma.

Além de Xavier Neto, que coordenará a roda de conversa virtual, também participarão o presidente da Funcap, Tarcísio Pequeno, o superintendente da ESP/CE, Marcelo Alcantara, a secretária executiva de Vigilância e Regulação em Saúde, Magda Almeida, o diretor da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) no Ceará, Carlile Lavor, o pesquisador da Fiocruz Ceará Odorico Monteiro, o Cientista Chefe de Dados do Ceará, José Soares de Andrade, a coordenadora do programa de monitoramento e rastreamento de contatos de casos suspeitos Covid -19, Emanuela Feitosa, e o secretário municipal de saúde do município do Eusébio, Josete Malheiros.

“Nosso intuito é deixarmos estruturado um programa que possa ser rapidamente lançado à mão quando necessário, quer seja nessa fase de pandemia ou mesmo depois”, ressalta Xavier, informando ainda que a intenção do grupo é sair do encontro com alguns encaminhamentos que sirvam de apoio no atual contexto e no futuro.

Serviço
Webconferência “Covid-19: Retraçando o Caminho no Ceará”
Data: terça-feira, 23 de março
Horário: 15h
Transmissão: Canal do Youtube da ESP/CE

 

Com informações da ESP/CE