Parceria entre TJCE e Funcap possibilita inovações tecnológicas para expandir atendimento à população

10 de fevereiro de 2021 - 10:15

A presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira, esteve reunida na manhã desta terça-feira (09/02) com o professor Vasco Furtado, diretor de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Universidade de Fortaleza (Unifor). O encontro marca o início dos preparativos para o desenvolvimento de ações que preveem a utilização de inteligência artificial para aumentar a produtividade na prestação jurisdicional. A iniciativa será implementada dentro do programa Cientista-Chefe, da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), que visa unir o meio acadêmico e a gestão pública.

 

Durante a reunião, foram discutidos detalhes para o início dos trabalhos relativos à pesquisa que será realizada durante a atual gestão do TJCE para a implementação de soluções científicas, tecnologia e de inovação que poderão ser implantadas para melhorar os serviços prestados pela Justiça estadual. Dentro do projeto está prevista a utilização de inteligência artificial para subsidiar o trabalho de juízes e servidores.

Para a chefe do Judiciário cearense, a parceria possibilitará um avanço maior na modernidade da Justiça estadual. A magistrada destaca que a tecnologia permitirá um grande aprimoramento nos serviços realizados, mas sem dispensar o trabalho humano. “O humano sempre será necessário para que o trabalho possa avançar cada vez mais. Nosso maior objetivo é ofertar à sociedade cearense uma melhor prestação jurisdicional”.

O professor Vasco Furtado, que ficará responsável por coordenar os trabalhos de pesquisa, explica que o programa coloca cientistas para estudar problemas e propor soluções em diferentes esferas da administração pública. “No caso do Tribunal de Justiça, nós temos pesquisadores que irão estudar como a inteligência artificial pode agilizar trâmites de processos, e como a análise de dados pode mostrar pontos de melhoria a serem enfatizados pela gestão pública. A ideia geral é fazer com que a ciência, através da tecnologia, possa trazer uma melhor Justiça ao cidadão”.

Fonte: Tribunal de Justiça do Ceará