Com apoio da Funcap, Uece produz vídeo sobre produção in vitro de caprinos

18 de novembro de 2020 - 09:22

Divulgação da técnica, que ainda é pouco usada, vai ajudar  pesquisadores, criadores e profissionais da área de melhoramento genético

O Laboratório de Fisiologia e Controle da Reprodução (LFCR) da Faculdade de Veterinária da Uece (Favet) produziu um vídeo para divulgação da técnica de produção in vitro de embriões (PIVE) em caprinos Canindé, uma raça naturalizada do Nordeste do Brasil, que está seriamente ameaçada de extinção. O material foi gerado a partir de imagens feitas durante a realização de experimentos no próprio laboratório e traz uma apresentação detalhada das vantagens, das etapas e do rendimento final obtido com o uso dessa biotécnica reprodutiva.

A PIVE é realizada comercialmente em espécies bovinas há mais de 30 anos, com excelentes resultados no progresso genético do rebanho. Em caprinos, a técnica é pouco usada e ainda carece de mais pesquisas e de divulgação para os interessados (pesquisadores, criadores e profissionais da área de melhoramento genético), o que ressalta a importância do vídeo produzido pelos pesquisadores da Uece.

O vídeo teve também a colaboração das professoras Luciana Melo (Unifametro), Joanna Souza-Fabjan (UFF-RJ) e Alexsandra Fernandes Pereira (UFERSA-RN), as quais realizam projetos em parceria com o LFCR.

O coordenador do LFCR, professor Vicente Freitas, ressalta a importância do financiamento recebido pela FUNCAP, tanto na forma de bolsas de estudos como em apoio à pesquisa. “As bolsas de estudos foram destinadas a estudantes de iniciação científica, além de mestrandos e doutorandos do Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias (PPGCV). A pesquisa foi apoiada por meio do edital PRONEX, que permitiu a aquisição de equipamento e material de consumo, utilizados nos diferentes experimentos que forneceram material para o referido vídeo”, explica o pesquisador.

O vídeo, que tem como título “As etapas da produção in vitro de embriões caprinos da raça Canindé.….ou a história do embrião mimado”, pode ser assistido no canal do LFCR no YouTube. Além disso, para quem quiser conhecer mais sobre o trabalho do laboratório, os resultados de diferentes experimentos nessa área foram publicados pela equipe na revista científica Reproductive Biology e podem ser acessados no endereço  www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1642431X13002799