Estudantes da UNILAB publicam artigo em revista internacional

13 de novembro de 2020 - 10:44

Os estudantes de Graduação em Engenharia de Energias da UNILAB Francisco Simão Neto, Italo Rafael de Aguiar Falcão, José Erick da Silva Souza, Lourembergue Saraiva de Moura Junior, Patrick da Silva Sousa e Thales Guimaraes Rocha publicaram o artigo “Opportunities for Improving Biodiesel Production Via Lipase Catalysis (https://doi.org/10.1016/j.fuel.2020.119577) na revista “FUEL” internacional (https://www.sciencedirect.com/journal/fuel), CiteScore: 9.1, Impact Factor: 5.578. Participaram, ainda, os egressos da Unilab também do curso de Engenharia de Energias, Francisco Thálysson Tavares Cavalcante e Pedro Henrique de Lima Gomes, além da estudante Isamayra Germano de Sousa do Programa de Pós-Graduação em Energia e Ambiente – PGEA da UNILAB. A Profa. Dra. Maria Cristiane Martins de Souza também colaborou. 

O trabalho foi orientado pelo Professor José Cleiton Sousa dos Santos, atualmente coordenador do curso de graduação em Engenharia de Energias da UNILAB. O professor Cleiton e os estudantes de graduação da Unilab foram ex-bolsistas da Funcap, por meio do edital para bolsas de Produtividade em Pesquisa, Estímulo à Interiorização e à Inovação Tecnológica (BPI), destinado a promover a atração e a fixação de pesquisadores doutores, com boa produtividade científica em desenvolvimento e inovação tecnológica, para atuação em instituições de ensino superior e/ou pesquisa localizadas em municípios do interior do Ceará.

O artigo publicado destaca vários aspectos da produção de biodiesel catalisada por lipase. São apresentados e discutidos os avanços recentes e as perspectivas futuras de mecanismos que possam contornar os já conhecidos problemas inerentes a esses sistemas, como a baixa estabilidade e o preço dos biocatalisadores. De acordo com a literatura, as soluções alternativas incluem o uso de matérias-primas não convencionais de baixo custo, novos suportes, a elucidação de mecanismos de imobilização de lipase e projetos e configurações operacionais ideais para biorreatores. Por fim, são discutidos os passos necessários para viabilizar uma produção industrial economicamente viável.

O artigo completo pode ser encontrado no seguinte link: https://doi.org/10.1016/j.fuel.2020.119577

Fonte: https://www.sciencedirect.com/journal/fuel

*Da Unilab