Presidente e diretor da Funcap participam de webinário sobre políticas públicas de ciência

19 de outubro de 2020 - 15:11

 

O presidente da Funcap, Tarcísio Pequeno,  participa, amanhã (20), da 26ª edição da série Webinários da Academia Brasileira de Ciências (ABC). O evento terá como tema os desafios de estados e municípios brasileiros na formulação e execução de políticas públicas em ciência, tecnologia e inovação, e um dos assuntos abordados será o Programa Cientista Chefe, criado pela atual gestão da Funcap, que tem como objetivo  unir o meio acadêmico e a gestão pública. 

Também participa do webinário o professor José Soares, cientista chefe da área de Ciência de Dados, que atua no Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (IPECE). Ele apresentará os resultados do Programa Cientista Chefe no processamento e na análise de dados de notas fiscais eletrônicas e na modelagem e rastreamento digital da pandemia de Covid-19 no Ceará.

O webinário contará, ainda, com participação da reitora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Denise Pires, que falará sobre o uso de novas tecnologias no Brasil e o desempenho do País com relação aos objetivos do desenvolvimento sustentável, definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU). Outra pesquisadora que também vai participar é a professora Francilene Garcia, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Ela abordará formas de mobilizar a sociedade para apoiar um novo pacto entre a ciência e o desenvolvimento das regiões, considerando o novo marco legal de CT&I.

A mediação do webinário será feita pelo presidente da ABC, Luiz Davidovich, e pelo professor Luiz Drude, diretor científico da Funcap.

 

Sobre os Webinários da ABC

Iniciada em abril deste ano, a série de webinários transdisciplinares  “Conhecer para entender” é resultado da adaptação que as instituições precisaram fazer para substituir os eventos presenciais. Os encontros são abertos ao público e reúnem especialistas em diversas áreas. As inscrições para o evento devem ser realizadas no link https://bit.ly/abcwebinario26. Para acompanhar a transmissão, acesse www.abc.org.br/transmissão.

Serviço
Webinário Conhecer para Entender|Ed. 26 
Tema: Ciência e Inovação em Políticas Públicas
Data: 20 de outubro de 2020
Horário: 16h
Link de transmissão: https://www.youtube.com/watch?v=UtzOfjsHs7I
Inscrições: https://bit.ly/abcwebinario26