Programa Centelha divulga resultado final no Ceará

22 de setembro de 2020 - 15:12

O Programa Centelha, iniciativa de estìmulo à criação de empreendimentos inovadores, divulgou hoje o resultado final da Fase 3 do processo de seleção de empresas. Foram 28 contemplados, sendo 23 da Região Metropolitana de Fortaleza e o restante do interior do Estado.

Cada empreendimento irá receber até R$ 80 mil de financiamento, na modalidade subvenção econômica, além de recursos financeiros e suporte, para desenvolver seus projetos. No processo seletivo estão iniciativas nas áreas de Internet das Coisas, Inteligência Artificial e Machine Learning, Automaçao, Realidade Aumentada, Geoengenharia, Química e Novos Materiais, TI e Telecom, Realidade Virtual, Mecânica e Mecatrônica, Tecnologia Social, Manufatura Avançada e Robótica e Segurança, Privacidade e Dados (veja quadro abaixo).

Executado no Ceará pela Funcap, o Programa Centelha é promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap).

A primeira edição do programa começou no Ceará em outubro de 2019 e recebeu a submissão de 856 ideias inovadoras. Foram 2.480 participantes cadastrados em equipes de 62 municípios. A lista com os aprovados pode ser acessada aqui.