Funcap contribui para projeto que gera inovação na construção civil

4 de setembro de 2020 - 16:12

A empresa cearense Aval Tecnologia, que integra o grupo de inovação do Sindicato da Construção Civil do Ceará (Inovacon), fechou uma parceria com o Sindicato da Construção Civil (Sinduscon) Paraná Norte para levar o aplicativo de gestão Agilean a municípios paranaenses. Desenvolvida com apoio da Funcap através do edital Inovafit, a solução já é usada no Ceará e em Santa Catarina.

O Agilean permite o acompanhamento em tempo real de todas as etapas de uma obra. Segundo a Aval Tecnologia, ele pode aumentar em 10% a velocidade de produção global e ampliar em até 15% a produtividade dos operários. O uso da tecnologia representa mais produtividade e informações em tempo real na construção civil, setor fundamental para a retomada da economia no período pós-pandemia de Covid-19.

André Quinderé, CEO da Aval Tecnologia, destaca que, no projeto, a ferramenta tinha de apresentar valor agregado de mercado e trazer inovação para a construção civil para ser contemplada pelo edital da Funcap. “O sistema usa a tecnologia Internet das Coisas dentro do canteiro de obras para coleta de dados de produtividade. Essa linha foi desenvolvida junto com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) e gerou um dos primeiros registros de patentes do polo de inovação da unidade de Fortaleza da instituição”, explica André. Para o engenheiro, participar do edital foi um “grande diferencial” por representar “a união entre a iniciativa privada e o meio acadêmico, que traz para a gente novas habilidades e acesso às novas tecnologias”.

O diretor de inovação da Funcap, Jorge Soares, ressalta que os editais de inovação têm encorajado a associação de temas prioritários do estado com ferramentas de Inteligência Artificial, Indústria 4.0 e Internet das Coisas. “Na construção civil ou em outras indústrias, inclusive a da saúde, ficou claro nesta crise sanitária que o Ceará precisa de cientistas e de empreendedores de dados e de inteligência artificial (I.A)”, explica ele.

Para André, “a Funcap ajuda muito porque, além de nos aproximar do meio acadêmico, fornece recursos para que a gente possa desenvolver a solução. O apoio financeiro foi de fundamental importância para que conseguíssemos chegar até aqui”, disse o engenheiro.

Além de investimentos obtidos através do edital Inovafit, da Funcap e da cooperação de pesquisadores do IFCE, o projeto teve o apoio da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii). O Agilean foi desenvolvido com conhecimento de especialistas em gestão de obras que entendem as dificuldades e os desafios enfrentados no cotidiano da construção civil. Os ganhos alcançados pelo segmento são calculados após análise de base de dados de obras acompanhadas com essa metodologia.

Com a tecnologia, todos os dados relacionados à produção, como tarefas em execução, qualidade dos serviços, produtividade das equipes e tendências de obra, são facilmente disponibilizados em painéis interativos. André Quinderé ressalta que a plataforma faz uso, com pioneirismo no setor, da Inteligência Artificial e acompanha cada obra em tempo real por meio de estações de trabalho instaladas no canteiro.

O aplicativo tem como referência a metodologia lean, que é uma forma de gerenciamento conhecida mundialmente com o objetivo de evitar desperdícios com tempo, custos e mão de obra, por exemplo. Dessa forma, os recursos utilizados são apenas os estritamente necessários para realizar determinado trabalho, etapa ou processo.

 

Com informações da assessoria de imprensa da Aval Tecnologia