Pesquisadores fazem levantamento de contribuição das universidades para o combate à Covid

26 de agosto de 2020 - 10:49

Em tempos de cortes dos recursos para a pesquisa mesmo em meio à demanda por soluções para enfrentar a pandemia de Coronavírus – da qual o Brasil é um epicentro, com mais de 115 mil mortes até agosto de 2020 – os pesquisadores Antonio Gomes Souza Filho, professor da Universidade Federal do Ceará (UFC) e cientista chefe da Funcap na área de avaliação das ações de ciência e inovação, e Oswaldo Luiz Alves, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) fizeram uma compilação casos em que a ciência contribuiu para estudar a doença e apresentar resultados com o objetivo de ajudar a enfrentá-la.

“Alvo frequente de ataques desrespeitosos e arroubos anedóticos por parte de algumas autoridades, semelhante à resposta que foi dada no enfrentamento do Zika vírus, a crise desencadeada pela Covid-19 revela a capacidade das instituições (universidades e institutos de pesquisa) públicas brasileiras”, afirmam os pesquisadores.

As informações obtidas revelam que, mesmo em meio a uma escassez de recursos sem precedentes em sua história, universidades e institutos de pesquisa trouxeram importantes soluções tanto para o tratamento da Covid-19 quanto para ajudar o sistema de saúde a se estruturar melhor no período pós-pandemia.

O levantamento foi feito com base nos tópicos “Suporte Tecnológico”, “Assistência”, “Testes de Diagnóstico”, “Vacinas”, “Modelagem Epidemiológica”, “Pesquisa Básica” e “Ensaios Clínicos”. Vale ressaltar que além de pesquisas mais ligadas a saúde e tecnologia, também foram encontrados, na compilação, estudos sociais e comportamentais, outro importante subsídio para entender a distribuição da doença e como ela afetou as diferentes camadas sociais da população.

“Ficamos na expectativa de que essa ação estimule grupos com expertise na área de gestão de informação e de tecnologias a fazer um trabalho amplo e analítico, incluindo a monetarização das ações, para documentar a capacidade de resposta da nossa comunidade científica perante uma crise multidimensional como a atual”, afirmam os pesquisadores.

A íntegra do levantamento pode ser acessada no endereço: http://lqes.iqm.unicamp.br/images/pontos_vista_artigo_opiniao_246-1.pdf?fbclid=IwAR2Mc6kG_btbmV03E6F2RYKX6rxVz3TCIOTq06IHQwTlN_hZrIEvKlOS5no