Funcap lança chamada para programa de bolsas de iniciação científica

31 de julho de 2020 - 16:37

 

A Funcap, órgão vinculado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), informa a abertura do processo de inscrição para instituições interessadas em participar do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica (BICT), para a concessão de cotas de bolsas.

O BICT tem como objetivo principal despertar vocação científica e incentivar talentos potenciais entre estudantes de graduação universitária, através de participação em projetos, com a orientação de um pesquisador qualificado. A bolsa tem valor de R$ 400,00, duração de até 12 meses e a distribuição é feita para as instituições, que definirão os critérios e os estudantes contemplados.

Para participar do processo de seleção, as instituições de ensino superior devem obedecer a um dos seguintes critérios:

– Ter o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) do CNPq ou da Funcap ou o Programa Institucional de bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti) do CNPq;

– Ter pelo menos um curso de pós-graduação stricto sensu reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) ou ser instituição receptora de um Dinter (Doutorado Interinstitucional) em andamento.

Importante ressaltar que o pedido de bolsas à Funcap não é feito pelos estudantes. A solicitação deverá ser apresentada via Plataforma Montenegro, exclusivamente por um representante da instituição de ensino superior que tenha sido indicado pela gestão. O formulário eletrônico vai estar disponível a partir do próximo dia 7 de agosto e o link de acesso será informado pela Funcap em uma próxima publicação.

Cronograma
Lançamento da chamada 01/2020 – Dia 31/07
Postagem do formulário eletrônico na Plataforma Montenegro – a partir de 07/08
Data limite para submissão – até o dia 21/08
Divulgação dos resultados – a partir de 25/08
Início das implementações das bolsas – a partir de setembro

Anexos da chamada

Edital: http://montenegro.funcap.ce.gov.br/sugba/edital/405.pdf
Anexo I: http://montenegro.funcap.ce.gov.br/sugba/edital/406.pdf
Anexo II: http://montenegro.funcap.ce.gov.br/sugba/edital/407.pdf
Anexo III: http://montenegro.funcap.ce.gov.br/sugba/edital/408.pdf