Oportunidade para pesquisadores – combate à pandemia de coronavírus

21 de maio de 2020 - 15:28

A UK Research and Innovation (UKRI) instituição de fomento à ciência do Reino Unido, lançou a Chamada de Pesquisa para Respostas Rápidas à Covid-19. A iniciativa é direcionada para projetos de curto prazo que buscam desenvolver soluções para a mitigação dos impactos sociais, econômicos, culturais e ambientais causados pela pandemia em países de baixa e média renda.

A chamada é aberta para pesquisadores brasileiros, que poderão desenvolver suas propostas de pesquisa em parceria com cientistas britânicos para projetos com duração de até 18 meses. Em razão da urgência ocasionada pela pandemia, o início de cada projeto deve acontecer em até 4 semanas após a divulgação do resultado do processo seletivo. Não há prazo limite para submissão das propostas.

As linhas temáticas que a chamada pretende abordar são as seguintes:

– Novas pesquisas ou inovações com proposta de um caminho claro para impactar políticas ou práticas e com o potencial (dentro da vigência do projeto) de fornecer uma contribuição significativa para o entendimento, resposta e recuperação dos efeitos da pandemia;

– Apoio à fabricação ou à adoção em larga escala de soluções com potencial significativo de impacto nos países em desenvolvimento;

– Coleta, em curto prazo, de dados e de recursos críticos para uso em pesquisas futuras.

A UKRI é parceira do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e a chamada é financiada através do Global Challenges Research Fund (GCRF) e do Newton Fund. Essas duas fontes de fomento à ciência abordam o estímulo a pesquisas que fortalecem o conhecimento e a inovação para aplicação em desafios globais, tanto no Reino Unido quanto nos países em desenvolvimento, e viabilizam ações ágeis em situações de urgência.

Mais informações sobre a chamada:

https://www.ukri.org/funding/funding-opportunities/ukri-gcrf-newton-fund-agile-response-call-to-address-covid-19/