Apoiado pela Funcap, programa Renorbio chega à milésima tese

10 de março de 2020 - 11:13

O Programa de Doutorado em Biotecnologia da Rede Nordeste de Biotecnologia (Renorbio) alcançou uma marca histórica no dia 24 de janeiro último. A defesa da tese “Caracterização química e efeito terapêutico das folhas de Xanthosoma Sagittifolium na ansiedade em modelo animal”, da aluna Carla Laíne Silva Lima, bolsista da Funcap, representou a conclusão do milésimo doutorado, meta que estava prevista apenas para o fim de 2020.

Orientada pela professora Maria Izabel Florindo Guedes no Laboratório de Biotecnologia e Biologia Molecular (LBBM), da Universidade Estadual do Ceará (Uece), a pesquisa da doutora Carla Laíne deu origem à patente “Composição e formulação nutraceutica para o tratamento de dislipidemia, ansiedade e inibição de acetilcolinesterase a partir da farinha de Xanthosoma Sagittifolium” e um trabalho submetido ao Food Research International, periódico de elevado impacto na área de Biotecnologia.

Credenciado pela Capes em 2006 com conceito 5, o Renorbio é uma rede formada por instituições de ensino e pesquisa de todos os estados da Região Nordeste e do estado do Espírito Santo, agregando cerca de 200 pesquisadores, atuantes em diferentes áreas da Biotecnologia. O programa conta com o apoio da Funcap desde o início das atividades. Além de bolsas para os pesquisadores e do financiamento para a montagem da infraestrutura inicial na Uece, a Funcap também forneceu suporte na implantação e na coordenação do programa durante seus primeiros seis anos (2006-2011).

O Núcleo de Pós-Graduação (NPG) da Renorbio foi a primeira proposta de porte regional formalmente submetida e aprovada com conceito 5 na área de Biotecnologia. Seu projeto foi desenhado em consonância com a estratégia definida no V Plano Nacional de Pos-Graduação (V PNPG), da Capes, que tem como objetivo aumentar a taxa de formação de doutores sem prejuízo da qualidade.