Centelha – CE: Divulgado resultado preliminar das ideias aprovadas na Fase 1 do programa

10 de fevereiro de 2020 - 16:55

Com 856 propostas inovadoras submetidas, o Programa Centelha CE informa o resultado preliminar das ideias aprovados na Fase 1 da iniciativa. Foram 200 ideias pré selecionadas, julgadas a partir dos seguintes critérios: problema ou oportunidade de mercado, potencial inovador e empreendedorismo. Elas são provenientes de 24 municípios do Ceará, com maiores aprovações em Fortaleza (75%), Sobral (2,5%), Russas (2,5%), Quixadá (2,5%) e Juazeiro do Norte (2,5%).

Algumas temáticas obtiveram mais projetos aprovadas. São elas: Comércio e Varejo (15,5%), Educação (11,5%), Agronegócio (10,5%), Economia Criativa (8%), Saúde e Bem Estar (8%), Administração Pública (6,5%) e Elétrico e Eletrônico (6%). Além destas, foram abordadas pelos participantes áreas como Farmoquímico e Farmacêutico, Construção Civil, Economia do Turismo, Gastronomia, Eventos, Meio Ambiente e Bioeconomia, Tecnologia da Informação e Telecomunicações, dentre outras.

Os proponentes que não tiveram seus projetos aprovados nessa fase poderão solicitar o recurso das análises à Funcap através do e-mail centelha@funcap.ce.gov.br. As justificativas devem ser apresentadas aos avaliadores até o dia 20/02/2020.

Próximos passos:

Na segunda fase, os 200 proponentes selecionados deverão elaborar um projeto de empreendimento detalhando o plano de negócio executivo. É preciso demonstrar, com ele, as chances da ideia gerar um negócio viável e com bons resultados. A terceira fase consiste no desenvolvimento de um projeto de fomento, com apresentação detalhada do orçamento e do planejamento de execução.

Ao final, até 28 projetos serão contemplados com R$ 80 mil, cada um, através de subvenção econômica, além de outros benefícios oferecidos por parceiros do programa. As empresas também irão passar por um processo de pré-incubação, com duração de seis meses, no qual terão suporte e capacitação para transformar suas ideias em negócios de sucesso.

Executado no Ceará pela Funcap, o Programa Centelha é uma iniciativa nacional promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap).