Centelha no Ceará teve 856 ideias inscritas, terceiro maior número do NE

19 de dezembro de 2019 - 15:01

O edital Centelha, destinado ao apoio de projetos inovadores de pessoas físicas e pequenas empresas, registrou no Ceará o terceiro maior número de inscritos da região Nordeste, ficando atrás apenas dos estados de Alagoas e Bahia. Mais da metade dos projetos inscritos foram ligados a tecnologias: cerca 30% foram na área de tecnologia social (propostas melhorias para adaptação às condições regionais, como convivência com o semiárido, e soluções voltadas para acessibilidade e melhoria da qualidade de vida das pessoas), 12,7% foram de TI e Telecom e 9,2% de Inteligência Artificial.

 

Os números são o resultado de ações de divulgação que visitaram entidades empresariais e instituições de ensino superior e da pesquisa da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) e do interior do Estado. A equipe da Funcap visitou, além da capital, as cidades de Limoeiro do Norte, São Gonçalo do Amarante, Aracati, Maracanaú e Redenção. Além disso, através do projeto Corredores Digitais, da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), que foi co-executor do Centelha, houve divulgação feita por multiplicadores em Sobral e Baturité.

O perfil dos empreendedores é de pessoas na faixa etária entre 31 e 40 anos. Cerca de 60% deles têm algum vínculo com instituições de ciência e tecnologia. Para que eles obtivessem mais conhecimento sobre o universo do empreendedorismo inovador, uma iniciativa importante foram as oficinas de ideias, ministrada pelo Incuba Uece (instituição parceira do Centelha) em cada ação de divulgação. Nelas o público teve oportunidade de conhecer noções de administração, gestão empresarial e mercado, dentre outros conceitos.

O Programa Centelha irá selecionar, do conjunto de inscritos, 28 projetos. Será fornecido o valor de até R$ 80 mil, na modalidade subvenção econômica, para cada uma das ideias aprovadas. Entre os principais itens financiáveis estão a cobertura de despesas com hospedagem e alimentação para participar de eventos de capacitação, passagens aéreas ou terrestres nacionais; material de consumo como livros, softwares, peças de reposição de equipamentos e serviços de terceiros.

O processo seletivo é dividido em três fases:

Ideias Inovadoras
Apresentação do problema com a respectiva proposta de solução, das características básicas
desta solução, identificação do diferencial inovador frente ao que já existe no mercado e detalhamento da equipe envolvida;

Projeto de Empreendimento
Detalhamentos das propostas submetidas na fase anterior, agora com foco na viabilidade e no
desenvolvimento do empreendimento;

Projeto de Fomento
Detalhamento do cronograma financeiro da proposta e da aplicação dos recursos de subvenção a serem recebidos.

Site do Programa Centelha: programacentelha.com.br