Funcap reúne Conselho Superior para avaliar ações de 2019

17 de dezembro de 2019 - 15:07

A Funcap realizou hoje a reunião do Conselho Superior, formado por representantes de universidades de todo o Ceará e de vários órgãos do governo, para avaliar as ações em prol da ciência e da inovação em 2019 e definir metas para o próximo ano. Foram apresentados os investimentos nos principais programas da fundação, como as bolsas de mestrado, doutorado e iniciação científica e os editais como Inovafit (fomento à inovação) e BPI (estímulo à interiorização da ciência).

O secretário de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Inácio Arruda, que é presidente do Conselho Superior, destacou que, apesar das dificuldades enfrentadas com a queda dos investimentos do Governo Federal, para o Ceará o ano de 2019 teve um saldo positivo graças aos esforços da administração estadual. “O Cientista Chefe, programa da Funcap, teve repercussão nacional”, lembrou Inácio Arruda.

Ainda sobre o Cientista Chefe, o presidente da Funcap, professor Tarcisio Pequeno, ressaltou que, apesar dos problemas no cenário de financiamento à ciência em nível nacional, 2019 foi muito bom para a ciência no Ceará, principalmente por causa da consolidação do programa, que foi criado no ano passado. Ele lembrou está sendo elaborada uma lei, por decisão do governador Camilo Santana, para transformar o Cientista Chefe em uma política de estado. A minuta da lei foi apresentada aos membros do conselho para receber sugestões e contribuições. A expectativa é de que o texto esteja pronto e a lei entre em vigor em 2020.

De acordo com o diretor científico da Funcap, professor Luiz Drude, um dos principais desafios para o próximo ano será garantir o apoio, através de bolsas, aos programas de mestrado e doutorado que ainda estão em fase de consolidação (notas 3 e 4) que não vão contar com suporte por parte do Governo Federal (bolsas da Capes e do CNPq). Ele informou que só no interior do Estado, atualmente, são 26 mestrados e 3 doutorados com essas notas.

Também no esforço para aumentar a interiorização da atividade científica, o professor Luiz Drude afirmou a necessidade de lançamento de um novo edital BPI, principal ação da Funcap para apoiar as pesquisas nas instituições que ficam fora da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).

Na área de inovação, o diretor da área na Funcap, professor Jorge Soares, apresentou números dos investimentos nos últimos 10 anos. Foram R$ 60 milhões aplicados anualmente em projetos que beneficiaram 300 empresas, em todo o período, com recursos para o desenvolvimento de produtos e soluções direcionados ao mercado cearense. “Atualmente o Governo do Estado, através da Funcap, é o maior investidor em inovação do Ceará”, destacou Tarcisio Pequeno.

A Funcap lançou, em 2019, três editais de apoio à inovação: o Conecta, para o desenvolvimento de projetos para atender demandas de grandes empresas (na edição deste ano, uma parceria com a Companhia de Gás do Ceará – Cegás), o Inovafit, de investimentos em projetos de pequenas e médias empresas inovadoras, e o Centelha – este último em parceria com a Finep para financiar pessoas e físicas e pequenas empresas para dar o passo inicial no processo de transformar ideias inovadoras em produtos ou serviços. O Centelha, cujas inscrições se encerraram no último dia 13, teve 856 projetos inscritos para concorrer a 28 vagas disponibilizadas para financiamento.