Bolsista da Funcap desenvolve trabalho com célula de energia solar 2D

12 de dezembro de 2019 - 11:14

O pesquisador Almir Wirth, vinculado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) – Campus de Sobral, publicou o artigo “Graphene´s photonics and optoelectronics properties – a review”, sobre sua pesquisa para o desenvolvimento de nanomateriais para uso em energia solar, na revista “Chinese Physics B”, vinculada ao Institute of Physics of Chinese Academy of Sciences (Instituto de Física da Academia Chinesa de Ciências).

O trabalho é um dos resultados do projeto “Dispositivos nanométricos eletrônicos/ópticos obtidos através da nanotecnologia baseada em metamateriais 2D (grafeno, siliceno, germaneno e molibdenita)”, que conta com o apoio da Funcap através do programa DCR (Desenvolvimento Científico e Tecnológico Regional).

A pesquisa envolve o desenvolvimento de materiais que permitem a produção de células fotoelétricas e de outros dispositivos optoeletrônicos constituídos por metamateriais com apenas duas dimensões (através da nanotecnologia), o que pode ajudar na obtenção de benefícios como componentes menores nos sistemas de energia solar (como, por exemplo, moduladores, comutadores, memórias ópticas e antenas, entre outros), mais facilidade em instalação e transporte, otimização do uso do espaço e redução de custos. De acordo com Almir, o artigo publicado traz estudos “do que existe de mais atualizado sobre a tecnologia do grafeno e de outros metamateriais bi-dimensionais que estão surgindo”.

Ele ressalta que a importância do trabalho se deve, entre outros fatores, porque a redução das dimensões de componentes eletrônicos usando a tecnologia do silício tridimensional – hoje a principal matéria-prima das placas solares – está cada vez mais difícil de ser alcançada. “Por outro lado, o uso de metamateriais 2D (constituídos por uma única camada de átomos dispostos em estrutura hexagonal) deverá proporcionar a tão desejada continuidade da redução das dimensões dos componentes optoeletrônicos e proporcionar melhor desempenho dos dispositivos baseados nesses componentes”, diz o pesquisador.

Como continuidade do projeto, Almir destaca que está sendo elaborado outro artigo onde é apresentada uma célula solar baseada em grafeno “com eficiência muito mais alta do que as atuais células solares” e que há a meta de patentear essa nova célula solar no próximo ano.