Funcap realiza workshop na Fiec sobre o Programa Centelha

6 de dezembro de 2019 - 10:28

Faltando aproximadamente duas semanas para o fim do prazo de inscrições para o edital do Programa Centelha, a Funcap irá realizar, na próxima segunda, dia 9, um workshop na Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) destinado a quem ainda está na fase da ideia inicial de um projeto inovador e não a colocou no papel. O objetivo é orientar os possíveis empreendedores para que eles possam participar do processo seletivo do programa com mais segurança e conhecimento sobre o mercado das empresas inovadoras.

A programação do workshop inclui um detalhamento sobre o edital do Programa Centelha, uma palestra sobre os novos conceitos que envolvem o funcionamento de empresas baseadas em inovação, como as startups, e uma oficina com dicas e técnicas para concretizar o projeto, considerando fatores como modelo de negócio, financiamentos, empreendedorismo e administração.

Realizado pela primeira vez este ano, o Programa Centelha visa estimular a criação de empreendimentos inovadores e disseminar a cultura empreendedora no Brasil. Ele oferece capacitações, recursos financeiros e suporte para transformar ideias em negócios de sucesso.

No edital do Ceará, cada projeto aprovado irá receber aproximadamente R$ 80 mil. Mais de 400 já foram inscritos no edital e a expectativa é chegar a cerca de mil. A Funcap realizou 11 missões de divulgação em todo o Estado, atingindo um público de aproximadamente 500 pessoas, formado em sua maioria por estudantes universitários e jovens empreendedores.

O Centelha é uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap). Além do Ceará, outros 20 estados participam, cada um com edital próprio. A Funcap é a responsável local pela gestão dos recursos e o acompanhamento de todos os projetos até a etapa final.

SERVIÇO
Workshop sobre o Programa Centelha – gratuito e aberto ao público

Dia: 09/12/2019
Horário: 17 às 21 horas
Local: Auditório José Fiec (avenida Barão de Studart, 1980, Aldeota)

Programação
Palestra
Igor Ary Juaçaba – fundador do Elephant Coworking
Tema: Organizações exponenciais, empresas que têm estrutura baseada na inovação e conseguem, com isso, obter alta produtividade agilizando suas atividades, eliminando processos manuais e automatizando tarefas repetitivas

Oficina de Ideias
Gisele Antenor – Articuladora de inovação dos Corredores Digitais
Dinâmica para ajudar a desenvolver ideias que possam ser transformadas em projetos inovadores a serem submetidos ao Programa Centelha