Funcap apoia criação do Museu de História Natural do Ceará

26 de agosto de 2019 - 09:06

O Maciço de Baturité, uma das regiões serranas do Ceará, terá mais um equipamento destinado à ciência e a divulgação do acervo da fauna e da flora do Estado. Será criado, em Pacoti, uma das cidades que compõem o maciço, o Museu de História Natural do Ceará Professor Dias da Rocha. A previsão é de o novo local comece a funcionar a partir do ano que vem.

A iniciativa de criar o museu está inserida no projeto “Análise do potencial econômico da biodiversidade da Serra de Baturité: do inventário biológico ao Museu de História Natural Prof. Dias da Rocha”, da pesquisadora Renata Stopiglia. Ela conta com apoio da Funcap através do edital Bolsa de Inovação Tecnológica.

O projeto propõe ações de restauro, inventário e exposição do acervo da fauna, da flora e da história cultural do Ceará, atividades de formação e transferência de conhecimento e tecnologia (a partir da expertise da equipe do Museu Nacional, do Rio de Janeiro) com a promoção de cursos técnicos com temas que vão desde as áreas de Taxidermia e Museologia até a formação de naturalistas.

Outra ação prevista é a expansão das atividades do museu para além da sua sede, promovendo exposições e espaços itinerantes de divulgação do patrimônio de história natural do Estado. De acordo com Renata Stopiglia, o principal objetivo do projeto é obter um produto final que permita “estimular o desenvolvimento científico e socioeconômico do Maciço de Baturité, com geração de conhecimento e estabelecimento do diálogo com as comunidades locais através de atividades de difusão e transferência de conhecimentos científicos”.

Além da Funcap, o projeto de criação do Museu de História Natural do Ceará Professor Dias da Rocha conta com o apoio da Universidade Estadual do Ceará (Uece), do Museu do Ceará (vinculado à Secretaria da Cultura do Estado do Ceará) e do Museu Nacional.