Bolsista da Funcap desenvolve material para cicatrização da pele

12 de agosto de 2019 - 16:14

O pesquisador José Jonathas Albuquerque de Almeida, bolsista de mestrado da Funcap, desenvolveu um material de baixo custo e fácil fabricação que pode ajudar em tratamentos de pele que precisem de cicatrização. Trata-se de uma placa hidrocológica (adesivo que simula uma segunda pele) criada a partir do colágeno do galo doméstico (espécie Gallus gallus domesticus).

O trabalho é resultado da pesquisa realizada durante o mestrado em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis (MASTS) da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) sob orientação dos professores Aluísio Fonseca e Regilany Colares. Ambos fazem parte do Grupo Interdisciplinar em Química (GIQ) da Unilab.

A “placa hidrocológica” atua como uma proteção do tecido que está em processo de cicatrização. Tem textura maleável e macia e promove alta absorção da umidade no ferimento, auxiliando na restauração da pele. O colágeno derivado do galo atua como um dos elementos que compõem o material e, pela facilidade de acesso, tem como uma das principais vantagens a possibilidade de produção em larga escala, reduzindo o custo de fabricação.

Os estudos do grupo de pesquisa revelaram que o material extraído dos restos do animal contem valores protéicos de colágeno próximos aos encontrados nos produtos produzidos que atualmente são vendidos no mercado. De acordo com os cientistas, a tecnologia irá agora passar por uma fase de testes para comprovar sua eficiência. A expectativa é de que a solução gere uma nova patente.