Programa de incubação do Nutec está com inscrições abertas

17 de julho de 2019 - 15:44

A Agência de Inovação da Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará (Nutec) está com inscrições abertas para o programa “Você, empreendedor!” até o próximo dia 21 de julho. Serão selecionados dez projetos de potencial inovador, sendo três deles entre alunos da rede pública de ensino. A grande novidade da edição deste ano é a redução do tempo do processo de incubação. Antes, a duração era de dois anos, com quatro ciclos. Agora, o “Você, empreendedor!” terá 12 meses, com três ciclos – nomeados de “Mão na Massa”; “Jogando Duro”; e “Agora Vai”.

Para a gerente de Inovação do Nutec, Bruna Sousa, essa nova metodologia é mais eficaz. “Com o ciclo menor, poderemos dar mais eficiência ao processo de desenvolvimento da empresa e acelerar a sua evolução”, explica, acrescentando que a metodologia foi criada pela própria Agência de Inovação do Nutec, responsável pelo projeto. Todas as mudanças foram realizadas após um estudo da abordagem de entendimento e a resolução de problemas proporcionada pelo Design Thinking e sobre como um programa mais enxuto pode dar características de aceleração para empreendedores que estão iniciando.

Outra novidade é a aproximação com instituições públicas e privadas, que participarão do processo de incubação ofertando mentorias. “Os incubados poderão ter contato direto com quem já está consolidado no mercado. Isso proporcionará troca de experiências, inspiração e networking, elementos importantes para quem está começando”, afirma o coordenador de inovação Eduardo Lima.

A incubadora do Nutec (Partec) oferece seis pilares no seu programa: rede de mentores, estrutura com coworking, sala de reuniões e auditório, capacitação, acesso a ensaios laboratoriais, conexão entre empreendedores e gratuidade do registro de marca*.

Seleção
A seleção dos projetos ocorrerá em duas fases: a primeira entre os dias 22 e 26 de julho, com a análise das propostas enviadas através do preenchimento de um formulário no site institucional e de um vídeo, de até cinco minutos, explicando o projeto. Já a segunda fase ocorrerá entre os dias 29 de julho e 2 de agosto e será realizada por meio de entrevistas e análise de Canvas.

Serão selecionados dez projetos que apresentarem o maior potencial inovador. Foram estabelecidas três vagas para as ideias de alunos da rede pública de ensino, que serão incubados gratuitamente, e sete vagas para ampla concorrência.

*O registro de marca será gratuito para os 10 selecionados, com exceção das taxas do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

Para inscrições, clique aqui