Programa Cientista Chefe – Área de Recursos Renováveis

3 de junho de 2019 - 15:54

 

O programa Cientista Chefe, criado na atual gestão da Funcap, tem como objetivo unir o meio acadêmico e a gestão pública. Através dele, equipes de pesquisadores estão trabalhando nas secretarias e órgãos estratégicos do Governo do Estado para identificar soluções de ciência, tecnologia e inovação que possam ser implantadas para melhorar os serviços públicos e, consequentemente, a vida da população.

O professor do Departamento de Energia Elétrica da Universidade Federal do Ceará (UFC), Demercil de Souza Oliveira Junior, explica os principais pilares do projeto executado na área de recursos renováveis do programa.

O principal objetivo da iniciativa é o desenvolvimento de conhecimento e novas tecnologias no setor de energia. Dentre estes projetos, o que deverá apresentar resultados mais imediatos é a reestruturação na gestão de contas de energia em prédios e órgãos públicos, uma medida que pode reduzir em até 14% os gastos nesta área.

Visando a redução da emissão de CO2, outra pesquisa diz respeito a estudos de diferentes tecnologias para veículos elétricos como forma de adequar e estimular a adoção desse meio de transporte no cotidiano das cidades.