Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia – inscrições abertas

21 de maio de 2019 - 10:57

 

Estão abertas as inscrições para a edição 2018-2019 do Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia, destinado a reconhecer os melhores trabalhos de estudantes, jovens pesquisadores e equipes que representem potencial contribuição para o desenvolvimento científico e tecnológico dos países membros e associados ao bloco.

Para esta edição, o tema escolhido foi Indústria 4.0, uma referência à 4ª revolução industrial, caracterizada por fatores como integração e controle remoto da produção a partir de sensores e equipamentos conectados em rede e associados a sistemas ciberfísicos, dados e serviços inteligentes de internet. A Indústria 4.0 é considerada, atualmente, o futuro da produção, considerando o esforço das empresas por revitalização e busca de liderança tecnológica em mercados globais e cada vez mais competitivos.

São cinco as categorias contempladas: Integração, Iniciação Científica, Estudante Universitário, Jovem Pesquisador e Pesquisador Sênior. A premiação varia de US$ 2.000,00 (para a categoria Iniciação Científica) a US$ 10.000,00 (para a modalidade Integração). Os vencedores dos prêmios principais também recebem, cada um, um troféu. Há também contemplados com Menção Honrosa, que recebem placas. E todos os trabalhos premiados são publicados em livro. Os trabalhos submetidos são avaliados por uma comissão julgadora formada por especialistas da comunidade científica e tecnológica dos países membros do Mercosul.

O Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia foi criado em 1998 e é uma iniciativa da Reunião Especializada em Ciência e Tecnologia do MERCOSUL (RECyT) e dos organismos de ciência e tecnologia dos países membros e associados ao MERCOSUL. É organizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil (MCTIC) e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e conta com o apoio institucional do Movimento Brasil Competitivo (MBC).

Mais informações podem ser obtidas aqui.