Centenário do eclipse: encontro da SBPC começa no próximo dia 27

13 de maio de 2019 - 16:45

Um século atrás, uma equipe de pesquisadores veio à cidade de Sobral fazer a observação de um eclipse do sol que iria contribuir para estudos que mudaram os rumos da ciência mundial, com a comprovação da Teoria da Relatividade. Para celebrar a data, o município cearense realiza uma programação que destaca não só a importância da visita dos cientistas, mas todos os benefícios que ela trouxe para a população e para a ciência local. Organizado pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em parceria com a prefeitura do município e o Governo do Estado, o Ano Municipal das Ciências tem atividades comemorativas que começaram em maio de 2018 e se estenderão até novembro próximo.

Um dos principais apoios para as ações de celebração do centenário do eclipse vem do Governo do Estado através da Funcap. A Fundação reservou um total de R$ 280 mil para aplicação em ações de logística que permitirão a vinda de palestrantes, a realização de eventos e a divulgação de todas as ações ligadas a estes eventos.

De acordo com o professor Dermeval Carneiro, membro da comissão organizadora da celebração do centenário e coordenador dos planetários do Ceará, a iniciativa destaca a importância que Sobral teve “para que fosse comprovada, pela primeira vez, a mais importante teoria do século”. Além disso, ele afirma que a experiência trouxe a oportunidade de despertar, na população, o interesse pela Astronomia. Um exemplo é o curso de introdução à Astronomia, realizado pela Secretaria da Educação de Sobral. Aberto ao público, ele já contava, durante o período das inscrições, com mais de 600 interessados.

“O impacto disso é grande por se tratar de uma temática atrativa, que desperta o interesse pela ciência e pelo desconhecido através de uma transdisciplinaridade que consegue unir conceitos ligados a várias áreas, como História, Física, Matemática, Arqueologia e Mitologia”, destaca o professor. Ele ainda acrescenta que as informações “são apresentadas e aplicadas em uma magnitude imensurável, o que deslumbra e desperta a curiosidade em torno do que ainda desconhecemos”.

A programação das celebrações em torno do centenário do eclipse envolve vários encontros e palestras gratuitos e abertos ao público que têm como principal objetivo estimular o conhecimento em torno da atividade científica – especialmente os estudos de Física e Astronomia, duas das ciências mais relacionadas à Teoria da Relatividade. Há atividades Sobral em Iguatu. Confira abaixo:

Programação do Ano Municipal das Ciências