Funcap lança edital de cooperação internacional

15 de abril de 2019 - 16:31

A Funcap, órgão vinculado à Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), e o Institut National  de Sciences Appliquées Rouen Normandie (INSA Rouen Normandie) informam o lançamento da chamada 01/2019, destinada a apoiar atividades de pesquisa científica, tecnológica e de inovação nas áreas de energias renováveis, recursos hídricos e sistemas aeroespaciais.

A iniciativa irá fornecer apoio financeiro para projetos conjuntos a serem executados por uma equipe de pesquisadores brasileiros e uma equipe de pesquisadores franceses. Podem participar cientistas vinculados a instituições sediadas no Ceará cujo histórico demonstre trabalho conjunto com a equipe francesa. Esta última, por sua vez, deverá ter pelo menos um pesquisador do INSA Rouen Normandie cujo histórico também demonstre trabalho em parceria com a equipe brasileira no projeto.

O valor máximo a ser despendido pela Funcap nas propostas aprovadas está estimado em R$ 120 mil, a serem liberados em até duas parcelas, de acordo com a disponibilidade orçamentária e financeira. Podem ser financiados os seguintes itens: passagens aéreas, diárias, seguro saúde e realização de oficinas de trabalhos com as equipes (eventos). O apoio financeiro fornecido pela parceria francesa inclui os itens já citados mais complementação da bolsa para estágio de pós-graduandos brasileiros no país europeu.

As propostas deverão ter o prazo máximo de execução de 36 meses. Durante a fase de execução do projeto, a comunicação com a Funcap deverá ser feita por meio de correspondência eletrônica para a  Diretoria Científica da fundação, no endereço direc@funcap.ce.gov.br.

A submissão das propostas deve ser feita entre os dias 22 de abril e 14 de junho através da Plataforma Montenegro (montenegro.funcap.ce.gov.br/sugba/index.php). A divulgação dos resultados será realizada a partir de dezembro na página da Funcap (www.funcap.ce.gov.br). O início da execução dos projetos aprovados está previsto para o período a partir de janeiro de 2020.

Todos os detalhes referentes às exigências e aos apoios financeiros estão disponíveis no edital, que pode ser acessado aqui.