Projeto apoiado pela Funcap é selecionado em congresso mundial de tecnologias de educação

9 de abril de 2019 - 09:40

O projeto Code Dominó, uma parceria entre a empresa Gênio Azul e pesquisadores da Unifor, foi selecionado para apresentação este mês no Research and Innovation Forum (Rii Forum), evento mundial realizado em Roma na Itália sobre tecnologia, inovação e educação. Coordenado pelo professor Daniel Chagas, o trabalho, conta com o apoio da Funcap através do edital Inovafit 2. Seu principal objetivo é criar uma plataforma de ensino de lógica de programação para crianças e adolescentes com o uso de peças de um dominó especial (com tecnologia IoT – Internet das Coisas) que controlam um robô.

No evento, os pesquisadores envolvidos apresentarão os protótipos validados e a metodologia de comparação com outras tecnologias educativas, como o Lego Mindstorms. Tendo como um dos focos o baixo custo, o Code Dominó foi criado a partir de materiais acessíveis como MDF e EVA e a tecnologia Open Source e busca ser uma plataforma acessível para escolas, professores e pais que desejam trabalhar programação e robótica no ensino infantil.

Daniel informa que a pesquisa vinculada ao projeto será transformada em uma tese de doutorado sobre interação humano-computador e conta com a participação de cinco bolsistas de graduação financiados pelo Inovafit, da Funcap. O projeto também é apoiado pela Fundação Edson Queiroz através de edital de grupos de pesquisa da Unifor, com o trabalho de alunos de iniciação científica.

Em maio próximo, o projeto também será apresentado no evento BETT Educar 2019. Realizado em São Paulo, é o maior evento de educação tecnológica da América Latina.