Presidente da Funcap é homenageado com livro sobre Lógica

21 de janeiro de 2019 - 11:37

 

O professor Tarcisio Pequeno, presidente da Funcap, recebeu mais uma homenagem por seus anos de trabalho como cientista de Computação e filósofo. O livro “Logic, Intelligence, and Artifices – Tributes to Tarcisio H. C. Pequeno” reúne trabalhos que fazem referência à vasta abrangência de temas que ele tem investigado em sua carreira acadêmica.

Motivado pelo interesse por Filosofia e o problema da demarcação da racionalidade, Tarcísio dedicou sua pesquisa a temas que vão da Lógica à Filosofia, passando pela inteligência artificial, pela informática teórica e pela linguagem. Suas principais contribuições foram nas áreas de lógicas não monótonas e paraconsistentes (especialmente no estudo da negação), abordagens algébricas para a semântica de linguagens de programação, aplicações de intuições de semântica de jogos para demonstração automática de teoremas, método dos tableaux para lógicas paraconsistentes e o papel das regras na cognição.

As contribuições contidas no livro refletem a ampla gama de interesses característicos dos interesses científicos de Tarcísio. Os tópicos incluem relações entre lógica e teoria das categorias, especificações de verificadores de modelos, filosofia da lógica paraconsistente, lógica epistêmica, semântica de argumentação abstrata, processamento de linguagem natural, fundamentos de matemática, aspectos filosóficos do processamento da linguagem natural, filosofia da lógica e da linguagem, metafísica e filosofia da ciência

Durante os últimos quarenta anos, Tarcísio orientou, inspirou e colaborou para o trabalho de muitos pesquisadores e estabeleceu uma área de pesquisa ativa para o campo da Lógica no Nordeste do Brasil. O livro expressa a admiração de seus colegas e o reconhecimento pela influência em suas vidas acadêmicas.

Editada pelos pesquisadores Jean-Yves Beziau, Francicleber Ferreira, Ana Teresa Martins e Marcelo Pequeno, a publicação estará disponível em breve na plataforma digital Amazon.