Inteligência Científica e Tecnológica Aplicada à Segurança Pública

30 de novembro de 2018 - 10:24

 

O programa Cientista Chefe, criado na atual gestão da Funcap, tem como objetivo unir o meio acadêmico e a gestão pública. Através dele, equipes de pesquisadores estão trabalhando nas secretarias e órgãos mais estratégicos do Governo do Estado com o objetivo de identificar soluções de ciência, tecnologia e inovação que possam ser implantadas para melhorar os serviços públicos e a vida da população.

O professor José Macêdo, do Departamento de Computação na Universidade Federal do Ceará, compõe a equipe que coordena o projeto “Inteligência Científica e Tecnológica Aplicada à Segurança Pública”, que tem como objetivo principal o desenvolvimento de uma tecnologia capaz de oferecer suporte científico ao setor de inteligência da polícia.

A proposta é aplicar ciência de dados nos problemas relacionados à segurança pública, através do desenvolvimento de sistemas de identificação de pessoas e veículos, utilizando elementos biométricos e câmeras de sensoriamento do Estado.

O projeto também visa a criação de painéis analíticos (conjunto de quadros com informações de partes gerenciáveis), com análises que usam inteligência artificial para a categorização de dados, assim como o desenvolvimento de aplicativos que possam ser usados pela população para fornecer informações que ajudam nas ações de combate ao crime.