Professores da UFC têm projetos aprovados no Edital INCTs

18 de maio de 2016 - 17:16

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) divulgou no dia 11 de maio a relação dos projetos de pesquisa que receberam recomendação para financiamento no Edital Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCTs)  2014. Do total de 345 propostas submetidas, 252 foram selecionadas na fase inicial. Sete INCTs foram aprovados no estado do Ceará, todos de professores da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Os novos institutos são: Violência e Segurança Pública, coordenado pelo professor César Barreira, do Departamento de Ciências Sociais; Caracterização de Materiais para Infraestrutura, sob a coordenação do professor Jorge Barbosa Soares, do Departamento de Engenharia de Transportes; e Patógenos Emergentes e Reemergentes, liderado pelo professor José Júlio da Costa Sidrim, do Departamento de Patologia e Medicina Legal.

Os INCTs aprovados e já existentes na UFC são: “Nanobioestrutura e Simulação Nanobiomolecular”, coordenado pelo professor Benildo Sousa Cavada, do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia de Recursos Naturais; “Transferência de Materiais Continente-Oceano”, pelo professor Luiz Drude de Lacerda, do Instituto de Ciências do Mar (Labomar); “Salinidade”, pelo professor Eneas Gomes de Brito, do Programa de Pós-Graduação em Bioquímica; “Biomedicina do Semiárido Brasileiro”, pelo professor Aldo Ângelo Moreira Lima, do Programa de Pós-Graduação em Farmacologia.

Esta é a maior chamada pública da história do CNPq, com R$ 641,8 milhões. Desse total, R$ 300 milhões vêm do governo federal, por meio da própria agência financiadora do MCTI, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC) e do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT). O edital foi publicado em 2014.

Chamada pública

A Chamada INCTs destina-se a pesquisadores de reconhecida competência nacional e internacional na sua área de atuação, beneficiários de bolsa de Produtividade em Pesquisa ou bolsa de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora, nível 1 CNPq ou perfil equivalente, com capacidade para liderar projetos complexos e com vários participantes, e liderança demonstrada por publicações de impacto em revistas científicas, patentes nacionais ou internacionais, e expressivo resultado em orientação de dissertações ou teses e supervisão de pós-doutores.

Em razão de suas especificidades, não há periodicidade pré-definida. Foram realizadas três chamadas até hoje: a primeira, em 2008 (Edital 15/2008), contemplou todas as áreas do conhecimento e propiciou a criação de 122 institutos nacionais. A segunda, em 2010 (Edital 71/2010), permitiu a criação de três institutos destinados a pesquisas no mar.

Confira a lista, organizada em ordem decrescente de classificação.

Com informações do CNPq e da UFC