Com apoio da Funcap, pesquisadores produzem Guia da Arquitetura Moderna de Fortaleza

19 de junho de 2015 - 11:34

Com apoio da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), os pesquisadores Ricardo Paiva e Beatriz Diógenes elaboraram o Guia da Arquitetura Moderna em Fortaleza (1960-1982). Ricardo e Beatriz são professores do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Ceará (UFC).

foto

O projeto contou com apoio da Funcap por meio do Edital 07/2012 – Programa Jovens Pesquisadores. A versão digital do Guia conta com exemplares importantes do modernismo arquitetônico em Fortaleza. No entanto, ela não abrange toda a produção do período por conta das limitações da pesquisa e pelo fato de muitas obras já não mais existirem.

A intenção dos pesquisadores é que a publicação possibilite a divulgação da arquitetura moderna produzida na capital cearense, incentivando o aprofundamento de alguns temas correlatos e abrindo fóruns de debates sobre a valorização, documentação, preservação e conservação do patrimônio moderno no Norte e Nordeste do Brasil.

“De modo geral, o Guia constitui uma contribuição teórica para os estudos sobre a história e a historiografia da arquitetura local e, em especial, para a produção de conhecimento sobre o modernismo arquitetônico em Fortaleza, estudando seus agentes, seus atores, suas obras e seu legado”, explica o professor Ricardo Paiva, coordenador do projeto.

Para o pesquisador, é lamentável constatar que muitas das obras desse período já não existem mais e que a precária sistematização da documentação sobre essa produção dificulte a compreensão de seu valor para o estudo da arquitetura cearense. “O estudo e a documentação da contribuição dos primeiros arquitetos à arquitetura moderna em Fortaleza, através da sua obra construída, colaboram para a valorização e preservação deste legado arquitetônico e possibilitam a produção de conhecimento sobre a arquitetura e a cidade no Ceará”, destaca.

O apoio da Funcap possibilitou a criação do Laboratório de Crítica em Arquitetura, Urbanismo e Urbanização (LoCAU) do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFC. O LoCAU foi criado para fortalecer o Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo e Design da UFC  e acolher as pesquisas a serem desenvolvidas pelo corpo discente. Os equipamentos adquiridos com apoio da Fundação viabilizaram o cumprimento das fases da pesquisa de documentação e sistematização do acervo, dando suporte às atividades dos pesquisadores e bolsistas.

Atualmente, os autores estão tentando viabilizar a versão impressa do Guia. Os bolsistas participantes do projeto são Lia Beatriz Mattos Dourado Bezerra; Ana Paula Carmo Rodrigues; Roberto Esdras Mourão Lobo Filho; Luana Bezerra Pinheiro do Ceará; Maria Neuza Lima Osório; Camile Pinheiro Bezerra; Lívia Bisol Menezes; Isadora Gomes dos Santos; Carolina Soares Serra; Isabela Hissa Pinto; Mardson Leite Barroso; Vitor Breder e Débora Paz Sales.

A escolha do período analisado: 1960-1980 

“O início da década de 1960 é quando realmente os primeiros edifícios projetados por arquitetos modernos formados são construídos, sobretudo na UFC”, explica o professor Ricardo Paiva. O período coberto precisou ser estendido até 1982 por conta da publicação do livro “Panorama da Arquitetura Cearense”. O livro foi lançado em dois volumes por iniciativa da Revista Projeto, uma revista de arquitetura nacional ainda em atividade. 

A publicação abordou a geografia da arquitetura cearense e seus arquitetos desde a fundação da Escola de Arquitetura da UFC em 1964. “As obras publicadas apresentam na sua maioria importantes contribuições à arquitetura modernista em Fortaleza, além de fornecerem informações documentais (textos e iconografia) fundamentais para a produção do Guia”, destaca o pesquisador.

A versão digital do Guia destaca 52 obras do período, com imagens atuais e antigas, a localização na cidade e os arquitetos responsáveis. O Estádio Castelão, o Terminal Rodoviário Eng. João Tomé, o Palácio da Abolição e a sede da Receita Federal estão construções da época. “Falar de obra preferida é difícil, mas destacaria a Assembléia Legislativa, do Roberto Castelo e Jose da Rocha Furtado”, aponta o professor.

foto

As condições para o início da fase moderna

De acordo com o projeto submetido à Funcap, em meados da década de 1950, em Fortaleza, jovens arquitetos cearenses, recentemente diplomados, voltaram à cidade com o compromisso de aplicar novas práticas profissionais e métodos de trabalho. Formados no Rio de Janeiro e em Recife, trouxeram para o Ceará o debate sobre a arquitetura e o urbanismo modernos praticados naqueles centros e nas grandes cidades do mundo.

A criação da Escola de Arquitetura da UFC, em 1964, é apontada como um marco no desenvolvimento da arquitetura moderna em Fortaleza. Fundada por iniciativa do então reitor Martins Filho, teve como primeiro diretor o arquiteto paulista Hélio Duarte, professor da Universidade de São Paulo. Os professores José Liberal de Castro, Neudson Braga, Ivan Brito e Armando Farias fizeram parte da comissão de instalação da escola.

Segundo o projeto, a partir de 1969, o Ceará começa a conhecer anualmente novo contingente de profissionais, com vinte arquitetos diplomados a cada ano. Paulo Cardoso, Fausto Nilo e Antônio Carlos Campelo Costa estão entre os primeiros formados do curso.

“Tenho uma admiração muito grande pelo José Liberal de Castro, pela contribuição aos estudos da arquitetura e cidade no ceará, pelo José Neudson Braga, pela generosidade e experiência prática. O que nutro mais admiração é o professor Roberto Castelo, pela inteligência arquitetônica e porque foi meu professor e orientador, tendo um papel relevante na minha formação de arquiteto e professor”, destaca Ricardo Paiva. 

Acesse o Guia da Arquitetura Moderna em Fortaleza (1960-1982): guiaarquiteturamodernafortaleza.arquitetura.ufc.br.